Notícias de mercado da comunicação do RS.

Home Academia Revista Forasteiros leva assinatura de alunos da Uniritter

Revista Forasteiros leva assinatura de alunos da Uniritter

Desenvolvida na disciplina ‘Escola de Reportagem VI’, publicação registra histórias de imigrantes no Rio Grande do Sul
Compartilhar
,

Os estudantes matriculados na disciplina ‘Escola de Reportagem VI’, dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da Uniritter, produziram a revista Forasteiros. Desenvolvida durante o primeiro semestre deste ano, a publicação registra histórias de imigrantes no Rio Grande do Sul. Sob coordenação da professora Mariana Oselame, o trabalho foi construído a partir de dados estatísticos e relatos de estrangeiros de diferentes nações e busca fornecer informações sobre a temática.

Pâmela Bassualdo, uma das universitárias envolvidas no projeto, explicou que os alunos tiveram oportunidade de participar de todos os processos de criação da revista – desde a escolha da pauta até a finalização gráfica. “A Forasteiros me proporcionou muito além do que aprendo em sala de aula. E também pude utilizar as técnicas de outras disciplinas para produzir a reportagem”, disse, e completou: “As pessoas têm essa ideia de que os imigrantes são todos iguais. Eles têm sonhos e vontades. Foi importante entender e poder mostrar quem eles são”.

Para desenvolver os textos, a equipe contou com a parceria do Cibai Migrações, um braço da Paróquia Pompeia, que é destinado ao atendimento e à instrução aos imigrantes. Conforme o Núcleo de Pesquisas da instituição, cerca de oito mil haitianos e três mil senegaleses deixaram suas casas para tentar uma vida mais segura em solo gaúcho.