Ana Flor, comentarista da Globo News, fala aos alunos da Unisinos

Evento com a egressa do curso de Jornalismo da instituição acontece nesta quinta-feira

Ana Flor é natural de Candelária - Crédito: Ana Flor/Arquivo pessoal

A Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos) receberá, nesta quinta-feira, 9, às 20h, a comentarista da Globo News e colunista do G1 Ana Flor. Sobre o tema 'Como cobrir o poder no Brasil', a jornalista falará aos alunos no Auditório da Biblioteca do Campus Unisinos São Leopoldo (Avenida Unisinos, 950 - bairro Cristo Rei). No encontro, ela contará um pouco de sua trajetória aos futuros colegas de profissão e demais alunos e professores da instituição na qual se formou.

Para Débora Gadret, professora e coordenadora de Jornalismo da Universidade, trata-se de um grande evento para a comunidade acadêmica. "É uma honra poder receber a Ana Flor na universidade. Acredito que será um momento inspirador para os estudantes do curso, não somente pela qualidade do trabalho da Ana, mas pelo fato de ela ser egressa do Jornalismo da Unisinos", pontua.

Portanto, a ideia é que os próprios alunos participem da organização do evento, fazendo a apresentação, a produção e a cobertura para os portais e as redes sociais do curso. Assim, eles terão a oportunidade de realizar uma troca de experiências com a comentarista e, ao mesmo tempo, colocar em prática os aprendizados da graduação. 

Débora salienta ainda que algumas das propostas do encontro são debater os desafios da cobertura política no Brasil, analisar as especificidades do Jornalismo Político e suas relações com o poder e refletir sobre as interfaces entre Jornalismo e democracia. Conhecer a trajetória de construção de carreira dentro do Jornalismo Político também será um tópico abordado.

O evento é gratuito e emitirá certificado de participação a todos que se inscreverem e confirmarem presença na entrada do auditório. Vale ressaltar que não haverá transmissão on-line. Interessados em participar, podem efetuar o registro neste link.

Curiosidade

Ana, que tem 46 anos, é natural de Candelária, de onde saiu aos dois anos de idade para morar em São Leopoldo, ficando na cidade até concluir a graduação. Formada em 1998, ela já foi repórter nos jornais Folha de S. Paulo e Zero Hora e na agência de notícias Reuters. Também possui mestrado em Relações Internacionais e foi assessora especial no Ministério da Fazenda entre 2017 e 2018. 

Segundo a jornalista, os maiores aprendizados que teve foram na graduação. "Foi por meio das pessoas que conheci na Unisinos que eu soube o que é Jornalismo na prática", pontua. Para ela, o curso e a vivência lhe deram a certeza de que o conhecimento está em todos os lugares e de que o jornalista precisa manter a curiosidade sempre acesa.

Comentários