Aula inaugural de Publicidade da Ufrgs recebe Mocita Fagundes

Além da diretora da Mythago Produções, também participa do evento o montador Luiz Todeschini

Evento acontece no Auditório 1 da Fabico - Crédito: Divulgação

Nesta quinta-feira, 30, às 19h o curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) recebe a diretora da Mythago Produções, Mocita Fagundes, e seu colega de empresa, o montador Luiz Todeschini, em aula inaugural do semestre. Com o tema 'O Borogodó do Audiovisual', o evento mediado pelo professor André Prytoluk acontecerá no Auditório 1 da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Ufrgs (Fabico) (Rua Ramiro Barcelos, 2.705 - Campus Saúde - bairro Santana), em Porto Alegre.

Conforme Mocita, receber o convite foi uma ótima surpresa, pela qual se sente grata e homenageada. "Sinto-me no auge da carreira, com tantos trabalhos a realizar, então, ser convidada para essa aula foi bem legal. Já fui muito ensinada e é muito bom poder passar esse conhecimento adiante, ajudar e estimular", contou à reportagem de Coletiva.net. 

Já Luiz recebe a oportunidade como um momento para compartilhar processos de trabalho que, segundo ele, quase nunca saem das salas das produtoras ou das filmagens. "Também é uma felicidade particular voltar a pisar em um ambiente acadêmico após quase dois anos do término de meu mestrado em Cinema. Estudar e pesquisar me fez perceber que, definitivamente, 'a vida' não cabe em um filme e muito menos em um minuto ou trinta segundos", disse. Ele ainda celebrou o fato de poder estar no evento ao lado da amiga e colega Mocita: "Fico muito feliz e, ao mesmo tempo, admirado".

Além disso, o montador ponderou que o momento será um espaço para avaliar sua própria trajetória, com todos os caminhos tomados, tropeços e acertos. "Em nossa área, o relacionamento é mais que importante, é fundamental, e sempre lembro de uma frase que uma amiga me falou há um bom tempo: 'o difícil não é a profissão, mas lidar com as pessoas'. E sempre há um aprendizado nisso. Então, espero uma boa troca de ideias e conhecimentos", completou. Ele adiantou que aproveitará a oportunidade para falar sobre o cotidiano do Audiovisual e, especialmente, das distinções entre a assistência de direção e a ilha de edição, setores que lhe competem. 

Apesar de tudo o que há de positivo no mercado publicitário, Mocita afirmou que usará a oportunidade para falar também dos pontos negativos da profissão. "A minha ideia é abordar o que há de bacana, sem esquecer da realidade da Propaganda. O profissional de Publicidade que quer trabalhar de forma atuante precisa ter um olhar sensível e um grande poder de adaptação, e é isso que quero passar aos alunos", finalizou.

Comentários