Editorial J cria série especial sobre candidatos das eleições de 2018

#OQFAZ surge com o objetivo de auxiliar na escolha dos postulantes

Série #OQFAZ busca orientar sobre eleições - Reprodução

A equipe do Editorial J, laboratório experimental de Jornalismo da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos), está produzindo um conteúdo exclusivo direcionado para as eleições. Nos próximos dias, o núcleo publicará a série #OQFAZ, que tem como objetivo levar para o público jovem informações sobre as funções, a quantidade, o local de trabalho e como são eleitos cada candidato a deputado estadual, federal, senador, governador e presidente nesta campanha.

De acordo com o professor do curso de Jornalismo da PUC Fábio Canatta, a ideia surgiu a partir do desejo de levar para o público as responsabilidades de cada cargo. "Percebemos que os jovens têm conhecimento sobre esses candidatos de maneira genérica. De forma mais detalhada, no entanto, notamos que esse entendimento não é tão comum", relatou.

O material foi produzido para ser publicado nas redes sociais, valorizando aspectos visuais com textos mais curtos e animações. Além de vídeos com o perfil de cada político, a equipe está desenvolvendo reportagens especiais. "Estes conteúdos surgiram de um diagnóstico feito pelos estudantes, de que várias informações na internet, sobre os candidatos, eram equivocadas", ressaltou.

Para a estudante de Jornalismo e uma das idealizadoras do projeto Letícia Santos, a série tem a proposta de auxiliar no momento de entender quem está na disputa, quais são as funções e, futuramente, utilizar isso na escolha dos candidatos. "Ao desenvolver as pesquisas, pensamos que podíamos colaborar para que quem tivesse acesso ao conteúdo ficasse mais consciente sobre como seu voto, na prática, pode influenciar na sociedade", declarou.

Comments