No Ahead!, diretora de Marketing do Rock in Rio resgata histórico emocional do festival

Fernanda Estrella é uma das debatedoras desta edição sobre experiência de marca

Fernanda Estrella - Divulgação/Coletiva.net

Com a temática sobre experiência de marca, a nova edição do Ahead!, que acontece nesta quarta-feira, 13, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, trouxe a diretora de Marketing do Rock in Rio, Fernanda Estrella. Em sua fala inicial, a profissional resgatou o histórico emocional do festival - que se iniciou no Brasil em 1985 e, a partir de então, teve mais sete edições, além de oito realizações em Portugal, três na Espanha e uma nos Estados Unidos. 

Fernanda relatou que o Rock in Rio é produzido por uma equipe interna de Marketing, com auxílio da Artplan e da Approach, assessoria de imprensa do festival. "Quando falamos em Rock in Rio, precisamos falar sobre conexão que esta marca tem com o seu público há 24 anos. Somos referência em marca e, quando falamos que somos o maior evento de música e entretenimento mundo, é verdade", apontou. 

De acordo com ela, as pessoas são o propósito deles e trabalham para ser uma marca humanizada. "Realizamos tudo com emoção, trazendo os conceitos globais, mas com um DNA. A batida do coração é o nosso principal algoritmo desde 1985", destacou. Muito mais do que um festival, destacou que são uma plataforma de comunicação e experiência.

Três pilares são o norte da equipe de marketing do Rock in Rio. São eles: a geração de conversas, desde quando divulgam a headline até o dia do evento; a cobertura em todos os meios: TV, OOH, print e digital; bem como a relevância - apesar da Fomo (fear of missing out) e do senso de urgência, estando sempre à frente do que está por vir. Para planejar um evento para milhares de pessoas, Fernanda revelou que a comunicação deles começa um ano antes, a partir de uma contagem regressiva.

"Está dando tão certo que hoje somos a segunda marca mais amada dos brasileiros, atrás, somente, da Netflix", apontou, ao citar uma pesquisa deste ano, porém sem a identificar a fonte. Com o intuito de conquistarem o público, têm um canal de social media chamado escuta ativa, no qual ouvem o que o público realmente deseja. Para exemplificar, pegaram um case de uma pessoa que tinha colocado a pulseira (entrada do evento) antes do tempo. No vídeo, uma menina que passou por esta situação em 2017 recebeu para este ano uma embalagem lacrada com o acessório que dá acesso ao festival. "Acabamos de ter a edição de 2019 e já estamos pensando em 2021", finalizou.

Realizado pelo Grupo RBS, o Ahead! chega à sua sexta edição ao abordar experiência de marca. Novamente, Coletiva.net realiza a cobertura em tempo real do evento. Além de matérias no portal, as redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) serão abastecidas com bastidores do evento. A equipe é formada pelas jornalistas Gabriela Boesel, Márcia Christofoli e Patrícia Lapuente. O site do projeto Ahead! está com conteúdos reformulados e podem ser acessados aqui.

 

Comentários