Dê valor ao Marketing de Influência

Por Luís Cruz, para Coletiva.net

O mercado está enxergando o Marketing de Influência como uma solução criativa e tecnológica para ajudar marcas a atingir resultados de comunicação em seus negócios. 

Esta frase que deveria ser uma afirmação, pode estar sendo vista como um questionamento. 

Entendendo o Marketing de Influência como uma ferramenta onde através das redes sociais, é possível realizar ativações de marca utilizando influenciadores digitais.

Percebe-se que este processo, à primeira vista simples, corriqueiro ou até tido como um dos modismos atuais, envolvem bastante informação, conhecimento e tecnologia.

Muita gente considera que o segredo deste negócio está em encontrar perfis que se comuniquem com o maior número de seguidores em um ambiente. Entretanto, cada vez mais, se entende que a lógica está na básica equação relacionada a

capacidade do emissor, emitir conteúdo relevante para um receptor.

Não prevalecendo a máxima de criar dificuldades para vender facilidades, quem quer atuar neste segmento precisa buscar seriedade, profissionalismo e responsabilidade.

Onde está o valor do Marketing de Influência

O Valor do Marketing de Influência está em saber localizar influenciadores com capacidade de criação de conteúdo com conhecimento e expertise sobre temas específicos para estabelecer um relacionamento de confiabilidade com as marcas.

Este valor, está na clara definição de objetivos mercadológicos, está também na busca da mais adequada rede social.

Está na definição do público que se quer atingir e engajar, está na qualidade, na veracidade, reputação e adequação do conteúdo planejado e transmitido, assim como está no desenvolvimento de estratégia, está na contratação correta dos influenciadores, está na predição de dados que indicam que mesmo o tema não sendo uma ciência exata, seja permitido com métricas confiáveis, tecnologia e inteligência, encontrar o melhor caminho. Também está na qualidade da implementação e da execução das ações propostas. Por fim, o valor está no entendimento dos motivos que fazem com que uma ação de Marketing de Influência obtenha sucesso.

O que se deseja do mercado

Todas essas etapas compõem o real valor de uma engrenagem sofisticada para ajudar as marcas a atingirem resultados para seus negócios como uma alternativa eficaz de comunicação.

Desejo, por outro lado, que o mercado entenda que Marketing de Influência não é uma banca de agenciamento e barganha de modelos e garotos-propaganda.

Desejo que o mercado entenda que influenciadores digitais/ criadores de conteúdo/creators não pagam seus boletos com os mimos que recebem.

Desejo que o mercado entenda que as redes sociais e a própria internet têm suas próprias particularidades e que as soluções fáceis, fakes e viciadas podem prejudicar a imagem das marcas.

Desejo, acima de tudo, que o mercado entenda que o empirismo do método de tentativa e erro seja um processo caro, sem comprometimento e que pouco valoriza o budget do cliente.

Exemplo de proposta de valor

Dentro deste ambiente de valorização e desejos do Marketing de Influência, entendo que há empresas e plataformas que fazem parte do dia a dia da publicidade local e global presentes em nosso mercado e são capazes de interpretar muito bem este movimento enquanto indústria.

Particularmente, como exemplo, destaco o papel da Spark com atuação no Rio Grande do Sul e em mais 9 capitais do Brasil além dos pés nas Américas e na Europa.

A empresa representa uma proposta relevante de valor no setor. Uma empresa especializada em Marketing de Influência que reúne inteligência, criatividade, estratégia e tecnologia para identificação e curadoria de influenciadores de acordo com o target proposto.

A Spark conta com o suporte da Tagger Media, uma plataforma, que busca e qualifica todo influenciador digital em qualquer localização com mais de 5 mil seguidores e está alinhada com a nova LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) Pela Tagger, a performance de uma campanha é mensurada além de métricas básicas de vaidade (curtidas, visualizações e compartilhamentos), que nem sempre podem mostram os verdadeiros resultados, mas também através de modelos mais elaborados, dos quais seja possível extrair dados de conteúdo patrocinado (mídia paga) e até mesmo engajamento de venda ("arrasta pra cima"), graças a padronização das métricas.

A partir desta sincronia, a Spark se responsabiliza por todo o processo, permitindo a marcas e agências a construírem e gerenciarem campanhas de Marketing de Influência, desde o planejamento, criação e co-criação de conteúdo, contratação, execução, assessoria jurídica e financeira, bem como mensuração e análise de resultados em real time, até o desenvolvimento de relatório de pós-venda, garantindo assertividade e uma maior otimização de ROI.

Por tudo isso, valorize este negócio, valorize o Marketing de Influência, e principalmente valorize o profissionalismo e a técnica para obtenção de resultados positivos e consistentes para suas marcas.

Pode ter certeza isto é muito melhor e mais barato do que "tentativa e erro".

Luís Cruz é diretor-geral da Spark RS, filiada Spark no Rio Grande do Sul.

Comentários