Notícias de mercado da comunicação do RS.

Home Artigos Neste momento…

Neste momento…

Por Domingos Secco
Compartilhar
,

… 7.627.802 online players estão conectados em apenas uma das plataformas de games para PC. Agora imagina somar aos consoles? E se puxar os mobile games, então, ferrou geral.

Diariamente, já somos mais de 1 BILHÃO de humanos conectados. Isso mesmo, diariamente, pois mensalmente este número praticamente dobra. Conectados significa que criamos um caminho de mão dupla e não apenas milhões e milhões de seres passivos “consumindo” mídia e conteúdo.

Como anda seu plano de mídia? Ainda com 90% em TV, rádio e outros ‘quetais’? Ainda vendo a tal internet apenas como um lugar de “performance” ou vendo apenas o Facebook como alternativa?

Eu sei que você entende o mix de mídia muito além dessa simples redução que fiz. Mas qual tem sido a nossa contribuição – como agentes de transformação e inovação – no dia a dia das marcas? Será que realmente estamos fazendo o máximo possível para ajudar nossos clientes e fazer com que o negócio da Propaganda (chame como quiser) dê um salto de importância e volte a ser uma obrigação e um parceiro indispensável das marcas?

Sabe, temos que sair do modo automático: “Ah, mas meu papel é entregar isso” ou “o cliente já faz tal coisa há tanto tempo e optou por repetir a fórmula, mas continuamos tentando. Quem sabe um dia”. Esse dia está chegando, ou já chegou. E nossa relevância no mercado se esvai. E o cliente chama o sobrinho pra fazer o Facebook, e fulano pra tocar o conteúdo de redes sociais, e a empresa tal pra cuidar do ecommerce.

Você fica confortável com isso? Você se sente útil no final do dia? Você sente que está fazendo algo do caralho pra ajudar a empresa que trabalha e o cliente que te contrata e o “consumidor” que está recebendo um produto cada dia melhor e de uma forma cada mais incrível?

Eu não estou nada confortável e ver o setor que tanto amo e me dedico ser confrontado e colocado em xeque.

Obrigado pelo tempo de sua leitura. Nosso tempo é tão escasso, não é mesmo? Pois, na maior parte do tempo, estamos fazendo algo obsoleto que já sabemos onde vai dar. Se o seu tempo é gasto com isso, certamente algumas linhas de código (os tais robôs) farão o seu trabalho.

Pense nisso e bom dia.

Domingos Secco é publicitário e sócio da Alright Media.