As três coisas que você precisa saber sobre Modern Marketing

Rogério Araujo A gigante empresa Oracle, uma das principais fornecedoras de software e hardware do mundo, apresentou em Las Vegas (EUA), durante três dias …

Rogério Araujo
A gigante empresa Oracle, uma das principais fornecedoras de software e hardware do mundo, apresentou em Las Vegas (EUA), durante três dias de evento em abril, casos de sucesso de Marketing Moderno. Em uma atmosfera rica em expectativa e aprendizado, o encontro reuniu cerca de 2.500 pessoas de mais de 20 países.
Mas, afinal, o que é Marketing Moderno tem e por que chama tanta atenção? Pensando em sanar essas dúvidas, a ADIN Inteligência Digital, especializada em consultoria digital, promoveu, em São Paulo, um encontro aberto ao público para compartilhar alguns dos aprendizados.
Utilizando uma definição breve, Marketing Moderno é um conjunto de práticas que colocam a experiência do cliente como foco. Com o cliente no centro das atenções, cabe às marcas tratarem os clientes de maneira individualizada, entregando a mensagem correta, no momento certo. Naturalmente, customizar mensagens em escala é um trabalho que exige recursos tecnológicos. Está aí a ligação de gigantes de software com o marketing. Dados, internet, softwares, tudo alinhado com a estratégia dos CMOs e diretores de marketing.
Três pontos de destaque do Modern Marketing Experience da Oracle, segundo Caio Ribeiro do Vale, fundador da ADIN
1)  O marketing B2B no Brasil tem muito a evoluir. 
De marketing para consumidores finais, o brasileiro entende, pelo menos no campo da publicidade tradicional. Investimento nunca faltou. A cultura do quem não é visto não é lembrado está impregnada no subconsciente dos profissionais de marketing, dos diretores aos estagiários.
Mas quando falamos de negócios entre empresas, temos muito o que apreender com os gringos. Vi diversos cases de ABM (Account Based Marketing) que deixariam diretores comerciais babando. O marketing de relacionamento encontra os agentes de venda. Toda a cobertura do processo de vendas, desde a geração do lead até a entrega da proposta, tem o apoio de ferramentas de marketing, analises e (pasmem) até ferramentas de marketing preditivo.
Imaginem o quanto de trabalho de força de vendas poderia ser otimizado com este empurrão da tecnologia!
2) Dados comandando marketing
O nome é suntuoso, Data Driven Marketing. Na prática, empresas têm utilizado de maneira pragmática a análise de dados para guiar campanhas, selecionar conteúdo de modo cognitivo, e entregar para o cliente que quer ser o centro do mundo a promoção que ele quer receber.
Os dados vêm de todos os lados, ERP, CRM e E-mail, até de terceiros (o tal third party data). Empresas trazem a compreensão de suas audiências e disparam campanhas com timming perfeito. Menos desperdício de investimento em mídia, que anda cada vez mais cara, mas assertividade, mais conversão e mais clientes felizes.
Sim, quem tem utilizado dados como bússola está chegando ao destino alvo antes, e gastando menos.
 3) Chega de achismo, vamos aos testes 
Eu já presenciei muitas tomadas de decisão de executivos com base no "feeling". Com os recursos de tecnologia do meio digital, o projeto original de uma página de campanha ou de um e-commerce tem vida curta, e muito curta. O nome do jogo é testar. Ferramentas simulam novos desenhos de interface, medem a efetividade de conversões e provam conceitos, jogando o feeling pra escanteio.
Qual modelo de página de campanha funciona melhor com mulheres ou homens, clientes que buscam preço baixo versus clientes de compra de impulso, botão comprar verde ou botão comprar vermelho?
O jogo do marketing está mudando, os clientes modernos estão mal acostumados e estão adorando. Os executivos de marketing precisam tomar decisões. Entrar no mundo do Marketing Moderno? Eu entraria no jogo o mais rápido possível.

Comentários