Com as bênçãos do mercado

Por Fernando Cabral* A vida é cheia de escolhas. Calcula-se que um ser humano adulto tome cerca de 50 a 100 decisões diariamente. Das …

Por Fernando Cabral*
A vida é cheia de escolhas. Calcula-se que um ser humano adulto tome cerca de 50 a 100 decisões diariamente. Das pequenas e corriqueiras, como escolher um par de meias, até aquelas importantes, como decidir se irá se casar e com quem. É nesta última categoria que também se encontra a importante decisão empresarial de escolher uma agência de propaganda. E olhe que esta ocasião guarda muitos pontos em comum com a escolha de um cônjuge.
Mas neste caso não precisa haver anos de namoro e é muito menos recomendável se levar pelos impulsos de uma paixão arrebatadora. É preciso, antes de qualquer coisa, deixar o coração de lado e utilizar a razão acima de tudo. Conhecer seu pretendente à agência de publicidade é fundamental. Busque referências com os antigos relacionamentos e os atuais. Assim fica mais fácil perceber se ela - a agência - é do tipo séria, comprometida e honesta ou apenas mais uma aventureira que só pensa em si mesma e só quer te usar.
É necessário também que ambos estejam realmente dispostos a se envolver. Tanto a agência tem que buscar conhecer as características da empresa, necessidades, dados de mercado, concorrentes e tudo mais, quanto a empresa tem que estar disposta a dar apoio sempre que preciso e fornecer as informações solicitadas. Como já se sabe, segredinhos e desconfiança destroem qualquer relação, inclusive as de negócio.
Outros conselhos de amigo podem ajudar nessa hora. Saber se a agência é filiada ao CENP (Conselho Executivo das Normas Padrão) e a alguma associação da categoria é um bom começo, já que estes órgãos exigem de seus associados conduta ética e outras condições especiais de filiação no exercício de suas atividades.
Como a criatividade é saudável para qualquer relação, conferir o portfolio da agência é de fundamental importância. Afinal, nele esta selecionado o que de melhor a empresa já desenvolveu. Seja em peças gráficas ou eletrônicas, o talento criativo, a originalidade e o bom gosto dão brilho e destaque para qualquer trabalho e são elementos indispensáveis em um bom portfólio.
Já falamos em ética, comprometimento e criatividade. Mas para não desencadear uma crise na relação tudo isso necessita de uma peça chave sem a qual todo o investimento pode ir por água abaixo: é o planejamento. Uma agência eficiente é aquela que além dos demais atributos indispensáveis, sabe combinar com perfeição o brilho da criatividade com a força de um planejamento conciso. Utilizar com harmonia a emoção sem descuidar em nenhum momento da razão.
Bom, estas foram algumas dicas para encontrar sua agência de publicidade e manter um relacionamento estável e bem sucedido. Mais um aviso: não se iluda com a fábula da agência encantada, ela não existe. Nem fique achando que só aquela agência enorme, forte, rica e mais velha pode fazer sua empresa feliz. Existem excelentes agências de pequeno e médio porte que têm plena capacidade de satisfazer suas necessidades de comunicação e passar a mesma segurança que uma agência de grande porte passa.
Enfim, como em todo relacionamento, se você escolheu bem seu parceiro de comunicação, valorize, se envolva e respeite seu trabalho. Assim, com o tempo a relação irá ficar ainda melhor. Sucesso!
* Fernando Cabral, formado em Publicidade e Propaganda pela Furb e diretor de criação da agência Tatticas
[email protected]

Comentários