Comunicadores por dentro dos Brics

Por João Firme O Festival Mundial de Publicidade de Gramado nos proporciona conhecimentos de nível internacional voltados para a área humana da comunicação. Garimpamos …

Por João Firme
O Festival Mundial de Publicidade de Gramado nos proporciona conhecimentos de nível internacional voltados para a área humana da comunicação. Garimpamos informações em livros, jornais, revistas e Internet sobre matérias que tenham sempre um teor social defendidas principalmente por jornalistas e publicitários.
Foi assim que conhecemos a jornalista porto-alegrense Renata Galvão que vive em Cape Town, África do Sul, e escreve para a revista The Big Issue South Africa. Seu trabalho está em cima de ações governamentais de controle à pobreza e recentemente seu colega Sandro Fernandes, que escreve da Rússia, convidou-a, juntamente com a também colega gaúcha Fernanda Morena, que está na China, para participar do site Por Dentro dos BRICS, que tem dois colaboradores na Índia. Ela assina uma coluna semanal publicada no site Opera Mundi ( www.osbrics.com). E desta forma existe uma rede de comunicadores para desenvolver esta ideia. Renata faz seus comentários sobre o país de Mandela e com propriedade do Brasil, semanalmente no site.
A rio-grandense seguiu o trabalho de Zilda Arns e se dedica também a ações sociai,s ajudando um orfanato em Klayelisha, uma das maiores favelas africanas. Para isso, consegue doações de sua família e de amigos de Porto Alegre.
Por tudo que faz na sua nobre missão nos países dos Brics - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul -, convidamos esta jovem jornalista, que trabalhou na capital do estado, para estar presente no 19º Festival de Gramado, no dia 6 de junho, para participar de um workshop em benefício do Instituto Ver Hesíodo Andrade, projeto social da propaganda do RS voltado a evitar a cegueira precoce em crianças carentes com deficiências visuais. Estamos buscando um patrocinador para mostrar no evento, comunicadores que convivem com africanos, indianos, russos e chineses e desenvolvem um olhar jornalístico e brasileiro sobre os países que formam o bloco econômico das nações emergentes. Desta forma, teríamos conhecimento com razão e emoção no 19º Festival Mundial de Publicidade de Gramado.

Comentários