Gestão do Reconhecimento

Por Angela Araújo Santos e Paulo Ratinecas Você é o reflexo de um case de sucesso Existe a famosa e já antiga história de …

Por Angela Araújo Santos e Paulo Ratinecas
Você é o reflexo de um case de sucesso
Existe a famosa e já antiga história de um pai, um pequeno e bem sucedido comerciante sem instrução formal que, após anos de luta - inflações, cruzeiro, cruzados, lalaus - conseguiu enviar seu filho para graduar-se na melhor escola de administração da região. Ao formar-se, o rebento cheio de idéias e novas concepções voltou, e revolucionou tanto a empresa familiar que terminou por enviá-la para o beleléu. Rapidinho.
Nada contra o aprendizado e a modernização, mas tudo contra fórmulas prontas e conceitos pré-estabelecidos: não à pasteurização e sim à diferenciação! Mas, como ser assim tão singular, em um mercado competitivo como este em que vivemos?
Em primeiro lugar, firmando o passo: fazendo muito bem feito, seja lá o que for. Mas como saber se o caminho é o certo, se o produto está sendo satisfatoriamente produzido e, enfim, agradando? Existem algumas ferramentas para mensurar erros e acertos, e é importante que tenhamos acesso a elas. Utilizando pesquisa, informação, estudos e muita dedicação, é possível aprimorar um produto ou serviço, tornando-o único e efetivamente merecedor das glórias para o qual foi concebido.
Um caminho direto para o reconhecimento dos seus esforços ou da organização em que você atua são as premiações de marketing, planejamento e gestão - as boas premiações. Sejam de âmbito regional, nacional ou internacional, elas oportunizam - afora a premiação confirmadora de uma estratégia certeira - a análise retrospectiva da empresa, do produto e/ou do serviço. Este fato é decorrente da apresentação de um documento escrito, um relatório, uma história empresarial. É neste desenrolar que se percebe o quanto já foi perseguido e o quanto já foi conquistado, ao resgatarmos a persistência na busca de soluções, seja com a criação de idéias singulares ou mediante a implantação de ações fundamentais.
Relatar histórias vencedoras de uma organização na forma de cases, muitas vezes costurando as estratégias implementadas em áreas diversas, é uma estratégia que propicia não só a percepção da criatividade e empenho dos profissionais envolvidos como comprova o compromisso e a dedicação dos talentos humanos e de suas equipes em busca de um objetivo. E, neste caso, acredite: como vivenciamos estes processos de organização de cases na MaxiMarket há mais de uma década, podemos afirmar sem dúvida nenhuma que o brasileiro, quase sempre, tem um amor e uma dedicação à sua atividade laboral impressionantes. Basta lembrarmos aquelas pesquisas que dizem o quanto os executivos brasileiros são envolvidos com seu trabalho - e como, muitas vezes, acabam até por estressarem-se por conta disso?
A essa altura, você deve estar se perguntando: "Mas como saber se minha empresa tem um case de sucesso?" Alguns passos para essa descoberta estão pautados nas seguintes questões:
- Como você e sua empresa são percebidos no mercado?

- Você tem um plano para ser reconhecido profissionalmente?

- Quais são os seus indicadores de sucesso?

- A sua empresa tem atingido cada vez mais receita e maior número de clientes?

- Você está construindo uma carreira com uma ascensão constante?
0 Se você ou sua empresa sabem responder a estas demandas, já é um bom caminho. Mas não basta? A competição enfrentada diariamente incrementa nossa necessidade de originar estratégias que agreguem valores especiais aos posicionamentos mercadológicos das organizações. No nosso caso, partimos do conceito da sigla GERE - Gestão e Reconhecimento Empresarial - para desenvolver um trabalho focado em ações que otimizam as táticas vencedoras. Ou seja: identificamos, ao lado dos executivos e empresários de nossas organizações parceiras, os principais objetivos e motivos de reconhecimento almejados nos vários segmentos empresariais: institucional, promocional, marketing, recursos humanos e endomarketing, por exemplo.
Quanto mais troféus a empresa, a marca, o produto ou o serviço receberem, maior é a comprovação da qualidade dos profissionais envolvidos, maximizando as políticas de comunicação empresarial da organização. Melhor para você, que estava envolvido ou liderando o processo. E mais valores agregados compartilhamos com os públicos externos e internos, indo além dos resultados financeiros para tratarmos também dos bons resultados gerenciais. Chamamos esta estratégia de Gestão do Reconhecimento: uma evolução dos cases de sucesso em estratégias corporativas que vai além dos destaques da criatividade, do talento e do compromisso para valorizar, acima de tudo, o envolvimento dos profissionais que acreditam que a dedicação propicia a oportunidade de sagrar-se vencedor.
A Gestão do Reconhecimento possibilita não apenas a confirmação de um case campeão como permite que um produto ou serviço seja aprimorado. E que você também cresça junto com o processo. Com isso, superamos as aspirações dos consumidores e nos antecipamos à concorrência - e ratificamos nossas vitórias vindas da capacitação, da sensibilidade estratégica e da busca de fazer sempre o melhor.
* Diretora da MaxiMarket - Gestão do Reconhecimento, publicitária

[email protected]

** Diretor da MaxiMarket - Gestão do Reconhecimento, administrador de empresas

[email protected]

Comentários