Gestão pela qualidade e inovação como alternativas

Por Raquel Boechat No mercado competitivo atual, não é suficiente oferecer produtos e serviços de qualidade com bom atendimento. Qualidade não é mais um …

Por Raquel Boechat
No mercado competitivo atual, não é suficiente oferecer produtos e serviços de qualidade com bom atendimento. Qualidade não é mais um diferencial competitivo, mas, sim, necessidade para se manter no mercado. Hoje, para surpreender e conquistar a fidelidade dos clientes, a inovação e a criatividade são fundamentais. Na área da comunicação, este binômio é ainda mais importante. Assim como empresários e gestores de grandes empresas precisam estar a frente de seu tempo, apresentando soluções e alternativas inovadoras, os comunicadores precisam acompanhar esta evolução e apresentar projetos em harmonia com a filosofia visionária de seus clientes. O desafio é surpreendê-los.
A utilização das novas tecnologias e a transformação da informação como ferramenta estratégica para a obtenção de resultados mensuráveis devem fazer parte do dia-a-dia das empresas de comunicação empresarial prestadoras de serviços para as grandes e pequenas organizações. Com a implantação de sistemas de gestão pela Qualidade e a terceirização das principais assessorias de comunicação para consultorias especializadas, a apresentação de resultados concretos e melhoria contínua devem ser metas diárias dos empreendedores da comunicação. A utilização das tecnologias da informação e da inovação e criatividade como instrumentos para obtenção de vantagens competitivas já permeia quase todos os setores. A gestão qualificada destes diferenciais é o que torna uma empresa de comunicação parceira incorporada à estratégia vital das organizações de Classe Mundial.
A competição é cada vez mais baseada na capacidade de transformar informação em conhecimento e este, em decisões e ações de divulgação em benefício ao desenvolvimento de negócios. O valor dos produtos e serviços nessa nova sociedade depende cada vez mais do percentual de inovação, tecnologia, estratégia de divulgação e conteúdo a eles incorporados.
É importante aliar a capacidade de empreender e a capacidade de inovar. No entanto, o sucesso com a inovação depende de muitos outros fatores além de pesquisa, oportunidade e desenvolvimento, tais como uma forte rede de relacionamentos, capacitação, planejamento, atitude pró-ativa e marketing.
Sensível à agilidade e maior necessidade de comunicação, o mundo corporativo entra numa condição onde é questão de sobrevivência a identificação de parceiros para a consolidação de uma forte estratégia de marketing e de relacionamento com a imprensa, municiada de criatividade. Através de um trabalho especializado, os novos empresários da comunicação são capazes de proporcionar ao ambiente corporativo um fluxo permanente de novas idéias que, aliadas aos objetivos e metas da empresa, são capazes de contribuir para a melhoria da gestão, fortalecimento da imagem no mercado e, em última instância, auxiliar na maior competitividade de produtos e serviços.
*Diretora da Enfato Comunicação Empresarial
( [email protected])

Comentários