Ó dúvidas cruéis

Por Glauco Fonseca O momento é de grande indefinição. Tão sério é que até mesmo o fenômeno meteorológico a que fomos submetidos carece de …

Por Glauco Fonseca
O momento é de grande indefinição. Tão sério é que até mesmo o fenômeno meteorológico a que fomos submetidos carece de definição. Será que foi furacão ou ciclone? "Hurricane or twiste?r", perguntam os apetrechados centros meteorológicos americanos. Resta a dúvida, que inclusive deverá barrar a chegada de recursos do governo federal para ajudar as vítimas, pois que o fenômeno não consta no rol de intempéries naturais do país. Assim, já imagino o Ciro Gomes informando que "tão logo haja definição sobre a natureza do evento, o governo baixará uma medida provisória de apoio?". Parece a piada dos portugueses que, diante da guerra no Timor Leste, informaram que para lá enviariam tropas, assim que as coisas se acalmassem um pouquinho, ora pois.
Será que vai ter dinheiro para pagar a folha de março? E de abril? E maio? E o décimo-terceiro? Ibsen Ford ou sai de Simca? Ranzolin se aposenta? Adão Oliveira assume? Nenê Zimmermann pára de fumar? São tantas as indefinições que a gente se pergunta se o mundo está ou não por acabar, o que por si só é uma grande dúvida.
Num país em que a gente não sabe mais quem é governo e quem é oposição, a indefinição gera um dilema que incandesce a crise existencial. Agora, para elogiar ou criticar, tem de localizar para evitar injustiças. A oposição daqui é governo de lá, e vice-e-versa. Para falar mal ou bem de alguém, é melhor avisar antes "O PT daqui" ou "?não, não. Estou falando do PMDB nacional?".
E a coluna de 29 de março do Verissimo na Zero Hora? Será que não trocaram de colunista e botaram por equívoco o nome do Luis Fernando no topo da coluna? Será que não foi escrita pelo Mendelsky e pintou na redação por engano? Não pode ter sido escrita por um dos mais ardorosos defensores do PT que já ouvi falar. Se foi, acabou o programa. O LFV questionando o governo do PT? Ah, então acabou o programa.
Mas algumas dúvidas vão se dissipando aos pouquinhos. Algumas indefinições históricas vão se ajeitando e com resultados excelentes. Um é o caso da Itapema FM. Depois de 21 anos da fundação das Itapemas Porto Alegre e Florianópolis ("Som Brasil Bonito"), passando por algumas alternativas sem grande expressão, eis que surge o imbatível Pedro Sirotsky e bota no ar a programação musical absurdamente excelente do Pedro Leite em rede. Parabéns e muito sucesso aos Pedros e equipe. Já ouvimos e já gostamos.
Assim, por mais que sobrem motivos para preocupação, ainda temos pela frente "O grande espetáculo do crescimento", "10 milhões de empregos" e a "A esperança vencendo o medo". Ou seja, temos motivos de sobra para comemorar mais tarde?
[email protected]

Comentários