Tecnologia muda perfil do fotógrafo

Por Ivan Carneiro Gomes O surgimento das câmeras digitais de última geração com mais de 5.1 Mega Pixels é apenas a ponta do iceberg …

Por Ivan Carneiro Gomes

O surgimento das câmeras digitais de última geração com mais de 5.1 Mega Pixels é apenas a ponta do iceberg da revolução que vem por aí no mundo da fotografia. A partir de julho, fabricantes como Kodak , Noritsu, Haitai e HP devem enviar para os lojistas de Porto Alegre os primeiros equipamentos lançados na última Feira da Associação dos Laboratórios Fotográficos do Sul (Alasul) realizada de 17 a 19 de maio em Canela. Foi um show de tecnologia que revelou a mudança radical que profissionais e lojas de fotografia terão que passar.


Primeiro, porque os novos equipamentos, como a Estação Digital da Kodak, o Picture Kiosk G4, dão todo o poder ao usuário final, que poderá gravar, corrigir, imprimir e enquadrar suas fotos em molduras exclusivas na tela de um computador, que poderá estar tanto num shopping como em uma loja de conveniências de posto de gasolina. Segundo, porque filmes para revelar e máquinas analógicas tendem a desaparecer do mercado. Se for via Internet, já é possível produzir em casa ou no escritório um Livro de Fotografias em capa dura com legendas, que será entregue em menos de uma semana, a baixo custo.


Para os profissionais, Mini-Laboratórios (MiniLabs) se transformam em verdadeiras "usinas de fotografia", com capacidade de 750 cópias/hora, com alta qualidade, além de um mix de serviços digitais. "Ou o profissional migra para a  tecnologia digital ou terá que mudar de atividade", alerta o presidente da Alasul, Janir Benin. Felizmente, a Feira mostrou também equipamentos de baixo custo que permitem a migração do analógico para o digital, até que o profissional tenha condições de investir em equipamentos mais avançados.  A tendência, segundo os "experts" que estiveram no evento, é o surgimento de espaços de convivência, em que qualquer pessoa terá acesso a um quiosque para revelar, ampliar e imprimir fotos digitais sem a necessidade de nenhum especialista.  A montagem digital de páginas com ampliação panorâmica das fotos, é  o primeiro passo dessa mudança que está apenas começando.

Comentários