Um ponto de referência para o design de embalagem

Por Fábio Mestriner* A exemplo do que vem acontecendo com a propaganda brasileira, que há anos conseguiu se posicionar entre os melhores do mundo, …

Por Fábio Mestriner*
A exemplo do que vem acontecendo com a propaganda brasileira, que há anos conseguiu se posicionar entre os melhores do mundo, conquistando prêmios e destaque nos principais concursos, nosso design de embalagem tem seguido o mesmo caminho, ganhando notoriedade no cenário internacional.
Em 2004 conquistamos mais de 20 prêmios em concursos como o London Festival, o Cans of the Year Award e o World Star da WPO, considerado o prêmio máximo da embalagem mundial.
No julgamento do World Star realizado em 2004, em Mumbai na índia, o Brasil conquistou oito trófeus concorrendo com mais de 300 embalagens de 43 países, um resultado muito bom se considerarmos que neste concurso só podem se inscrever embalagens que foram premiadas em seus países de origem.
O reconhecimento internacional pela qualidade e principalmente pela criatividade do nosso design tem estimulado o avanço deste setor e a elevação do seu padrão estético e conceitual.
Se o Brasil pretende competir com seus produtos no cenário global, ele vai precisar de boas embalagens e os concursos e premiações têm uma grande contribuição na elevação do nível das nossas embalagens.
Em sua quinta edição, o Prêmio ABRE de Design & Embalagem está se transformando num ponto de referência e de avaliação do estágio de desenvolvimento alcançado por nossa indústria.
Por ser um prêmio institucional do setor, realizado por uma entidade de classe empresarial sem fins lucrativos, este concurso além da premiação nacional classifica automaticamente seus vencedores pra o WorldStar da WPO, entidade à qual a ABRE é filiada e representante do Brasil.
A indústria brasileira de embalagens, as agências de design e as empresas que investem e dão importância às embalagens de seus produtos devem participar do Prêmio ABRE para que se possa enxergar cada vez melhor a qualidade da nossa produção e selecionar aquelas que vão nos representar internacionalmente.
Esta é a grande contribuição deste prêmio ao desenvolvimento da embalagem em nosso país. E levar e divulgar as melhores soluções fazendo com que elas sirvam de exemplo e estímulo para que se produza no Brasil as boas embalagens que precisamos para competir no mercado global.
* Fábio Mestriner é presidente da ABRE - Associação Brasileira de Embalagem.
[email protected]

Comentários