Alunos da ESPM assessoram projeto social

Programa Casa Brasil busca auxiliar na educação e formação de crianças e adolescentes em situação de risco

No terceiro semestre do curso de Jornalismo da ESPM, estudantes da instituição assessoram a Casa Brasil, projeto da organização não governamental Moradia e Cidadania, dos funcionários da Caixa Econômica Federal. Os alunos assumiram o planejamento da assessoria de imprensa da entidade, num trabalho que inclui elaboração de estratégias de relacionamento com a mídia, produção e distribuição de releases, gerenciamento de fanpage e produção de conteúdo. A professora Rosângela Florczak coordena a iniciativa, que conta com a participação de 17 acadêmicos.
O objetivo é trazer visibilidade ao projeto Casa Brasil, que auxilia na educação e formação de crianças e adolescentes em situação de risco. O programa beneficia especialmente residentes no Loteamento Santa Terezinha, antiga Vila dos Papeleiros, em Porto Alegre. A Casa Brasil fica localizada na Avenida Voluntários da Pátria, 2.552. No local, 10 pessoas trabalham atendendo a 40 crianças de 6 a 14 anos no Serviço Socioeducativo (Sase); 20 senhoras participam do projeto Mulheres Guerreiras; e 50 adolescentes participam das oficinas de Metareciclagem.
No projeto Tabor/Sase, crianças frequentam o espaço no período inverso ao da escola e realizam atividades como capoeira, dança, informática, além de trabalhar a convivência e a sociabilização. O programa Mulheres Guerreiras ensina as participantes a fazerem artesanato e costuras a partir de materiais recicláveis. Elas também recebem orientações sobre cooperativismo, dentro de uma iniciativa de economia solidária. No mesmo local também funciona o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que oferece à comunidade serviços como criação de documentações, acompanhamento da concessão de Bolsa-Família, além de as mães das crianças em cumprimento de medidas socioeducativas.

Comentários