Centro Tecnológico quer consolidar RS como polo audiovisual

Iniciativa da PUC, governo e Fundacine, centro irá oferecer soluções integradas para agentes e empresas

A partir de uma parceria entre a PUC, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Fundação Cinema RS (Fundacine), foi lançado nesta quarta-feira, 3, o projeto do Tecna - Centro Tecnológico Audiovisual do Rio Grande do Sul. Na solenidade, o secretário da Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil, destacou que o Tecna consubstancia as três dimensões da cultura: a produção simbólica (a arte), a economia, com a produção de empregos, e a inclusão social. "Sinto orgulho de o centro ser instalado nesta universidade, pois conheço o quanto ela faz pela cultura. Tenho certeza de que estamos pisando em um terreno seguro", declarou o secretário. Da solenidade participaram o reitor da PUC, Joaquim Clotet, o presidente da Fundacine, Cícero Aragon, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Jorge Audy, e representantes das áreas do audiovisual e da tecnologia, entre outros.
Um dos objetivos do Tecna é consolidar o Rio Grande do Sul como polo audiovisual, capaz de atrair produções nacionais e internacionais. Também irá oferecer soluções integradas para as necessidades dos agentes e empresas do setor, com ênfase na tecnologia. Será sediado no Tecnopuc em Viamão, ocupando, inicialmente, cinco mil metros quadrados. As primeiras ações começarão até o final deste ano e as demais fases devem estar concluídas em 2013. Também foi anunciada a abertura de um edital para instalação de empresas de cinema e vídeo na Incubadora Raiar da PUCRS. O projeto terá, ainda, uma apresentação nacional no dia 12 de agosto, durante o Festival de Gramado.
O local contará com laboratórios de pesquisa aplicada aos setores de produção, distribuição e exibição, além de infraestrutura completa para a realização de produtos audiovisuais. Inicialmente terá três estúdios, com facilidades de produção para live-action, incluindo área de open-stage, além de estúdios dedicados à produção de animação e cenários virtuais. Chegará a cinco estúdios na fase final. "Os núcleos de trabalho poderão se instalar já na fase de pré-produção, com facilidades para confecção e guarda de figurinos, objetos e cenários, além de marcenaria que dará suporte aos projetos de cinema, televisão e publicidade", revelou a coordenadora do Centro pela PUCRS, Aletéia Selonk.
Os representantes da PUC que visitaram centros audiovisuais referência no setor na Europa apontam que a experiência inspirou o formato que será adaptado e implementado no Tecna, considerando as características locais. As inscrições para a incubação na Raiar em Viamão poderão ser feitas de 5 de agosto até 30 de setembro. Estão disponíveis três vagas para empreendimentos voltados ao desenvolvimento de produtos ou serviços com foco no setor audiovisual. A documentação e as orientações para participar do processo seletivo estão disponíveis no site www.pucrs.br/raiar. A Raiar também oferece consultoria para elaboração do plano de negócio a ser submetido para avaliação. O atendimento ocorre por meio de agendamento prévio na secretaria da Incubadora pelo telefone (51) 3320-3673.

Comentários