Concurso escolhe documentários para produção e exibição

Escolhido receberá 70 mil dólares e serão veiculados em televisões públicas da rede DOCTV América Latina

Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do concurso que seleciona documentários para o DOCTV América Latina, programa de fomento à produção e teledifusão de documentários latino-americanos. Neste ano, os filmes devem partir do eixo temático "Felicidade" abrindo possibilidades de relatos de experiências e histórias de transformação que mostrem que outros mundos são possíveis, dentro da realidade de cada país participante. O documentário deve ser inédito e ter 52 minutos de duração. O prêmio para a produção é de US$ 70 mil dólares.
Os documentários vencedores serão exibidos nos canais de televisão públicos participantes da DOCTV América Latina - a TV Brasil é uma das emissoras que integram a rede internacional. O programa garante a produção, a exibição e a promoção dos conteúdos nas televisões que aderiram à rede nos 17 países integrantes (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Guatemala, Equador, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai, Paraguai e Venezuela).
Podem participar do concurso pessoas físicas brasileiras ou estrangeiras que comprovem residência no país por um período não inferior a três anos e que estejam em situação de regularidade jurídica, fiscal e tributária. Cada concorrente poderá apresentar somente uma proposta de documentário. As inscrições para o concurso deverão ser entregues ou enviados por correio para a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, em Brasília, pelos concorrentes ou seus procuradores, até 3 de julho.
Na Rede DOCTV, somam-se 21 televisões públicas. A Unidade Técnica desta edição é Bogotá, na Colômbia. No Brasil, a iniciativa é organizada pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC), a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec).
Para saber mais, visite o site www.doctvlatinoamerica.org.

Comentários