Fundacine realiza censo audiovisual gaúcho

Pesquisa pretende traçar um mapa do setor no Estado

A Fundação Cinema RS irá realizar uma pesquisa sobre o setor audiovisual gaúcho. A primeira etapa, que já começou, consiste em um questionário encaminhado às produtoras do Estado. A idéia é traçar um mapa da área com todos os realizadores, técnicos e fornecedores do segmento, além de listar os filmes produzidos ou em produção no Rio Grande do Sul. O projeto também pretende descobrir quanto tempo, em média, um longa-metragem leva para ir às salas de exibição desde a elaboração de seu projeto.


Os números devem ser divulgados até outubro. Coordenado pelo cineasta Jaime Lerner, o estudo vai servir para definir as necessidades e o modelo a ser adotado no CTPAV (Centro Tecnológico de Produção Audiovisual), o qual será o primeiro do gênero no Estado e vai ser implantado no Campus da PUC, em Viamão. O Centro terá 32 mil metros quadrados e estrutura suficiente para abrigar estúdios internos, externos, de gravação e mixagem de som, além dos equipamentos e recursos necessários para a produção e finalização cinematográfica e audiovisual, como camarins, central de cópias, sala de exibição e área de hospedagem.


Em fevereiro, um protocolo de intenções para a criação do complexo foi assinado pela Fundacine, PUC e Sedac.  Os interessados em participar da pesquisa podem acessar o site da Fundacine e preencher o questionário simplificado, que já está no ar. O endereço é www.fundacine.org.br.

Comentários