Parceria inédita promove concurso Documenta Brasil

Serão selecionados projetos de documentários para futura exibição em TV e cinema

Será lançado hoje, 26, às 20h30 na Sala Cinemateca, em São Paulo, o Concurso Cultural Documenta Brasil. Trata-se de uma parceria inédita entre a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPI-TV), Petrobras e o SBT - Sistema Brasileiro de Televisão. O objetivo é selecionar quatro projetos de documentários que receberão recursos de R$ 550 mil cada para a produção de documentários que serão exibidos pelo SBT e, em versão de longa-metragem, em salas de cinema digital. Somente poderão concorrer empresas brasileiras de produção independente e projetos inéditos com conteúdo nacional.


Cada documentário será finalizado em duas versões: uma para cinema, com 70 minutos, e uma para TV, com 48 minutos. Os filmes podem ser captados nos seguintes suportes: película 16 mm e 35 mm, Vídeo de Alta Definição HD, Beta Digital, DV-Cam ou formato tecnológico superior. As obras devem ser finalizadas em Beta Digital e concluídas até abril de 2007. A previsão de exibição no SBT é de maio a junho de 2007, e o lançamento nos cinemas a partir de julho de 2007.


O prazo para as inscrições vai até 26 de junho e o regulamento do concurso poderá ser conferido nos sites www.documentabrasil.abpitv.com.br e www.cultura.gov.br.

Comentários