Inovar é criar valor além do óbvio, de acordo com Kleber Shimomukay

Diretor da Abramge-RS esteve presente no BS Festival

Kleber Shimomukay conversou com o público sobre inovação. - Divulgação/ Coletiva.net

                                                             

Kleber Shimomukay, diretor da entidade gaúcha da Associação Brasileira de Sistemas de Saúde (Abramge), esteve presente na tarde deste sábado, 1°, no BS Festival, para explanar sobre o conceito e as práticas de inovação. De acordo com ele, isso significa criar valor além do óbvio.

O palestrante discorreu sobre a diferença entre descoberta, um fato científico com validação social; invenção que, após virar conhecimento, aplica-se com a construção de protótipos; e, por fim, inovação: quando gera um valor que é aceito pelo mercado, ou seja, torna-se um conceito econômico social. Para Kleber, simplesmente mudar não significa que a empresa melhorou e defendeu que nem sempre a inovação envolve tecnologia.

Segundo ele, há diferença entre "fazer certo a coisa", que é a excelência operacional que não significa ter sucesso, pois é preciso ter relevância; e "fazer a coisa certa", ou seja, agregar valor e criar uma estratégia competitiva. Complementando, afirmou que a inovação parte de um processo organizado e gerenciável. "Vamos pensar fora da caixa, mas, antes, precisamos saber que existe uma caixa."

Ao seu ver, inovar é parar para pensar e transformar produto, serviço, modelo de negócio, tecnologia, marketing e logística. Para começar este processo, é necessário incrementar melhorias em algo já existente, não se apegar emocionalmente aos projetos e não pessoalizar os feedbacks.

A equipe de Coletiva.net conta com o apoio do Grupo RBS e do Sicredi para a realização da cobertura em tempo real do BS Festival. Ao longo da programação, a editora do portal, Gabriela Boesel, as repórteres Júlia Fernandes, Luana Nyland, Marla Gass e Patrícia Lapuente, e a publisher Márcia Christofoli produzem conteúdo sobre o evento e seus bastidores, além de alimentarem as redes sociais com tudo o que acontece no evento.

 

 

 

 

 

Comments