Ministra vem abrir a Mostra de Cinema e Direitos Humanos

Antes, às 18h, Maria do Rosário dá entrevista coletiva no Cine Santander Cultural

A 6ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos da América do Sul de Porto Alegre/RS começou na última terça-feira, 25, mas seu lançamento oficialmente será nesta quinta-feira, 27. A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), participa da abertura oficial da mostra, etapa Porto Alegre. A solenidade será às 19h, no Cine Santander Cultural. Antes, às 18h, no mesmo local, a ministra concederá entrevista coletiva sobre o tema.
A mostra, que este ano percorrerá as 26 capitais e o Distrito Federal, até o dia 1º de dezembro, reúne um total de 46 filmes, incluindo títulos inéditos no país. Na capital gaúcha, os filmes serão exibidos até o dia 30. Realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Cinemateca Brasileira/MinC e patrocínio da Petrobras, o evento é dedicado a produções que abordam questões referentes aos Direitos Humanos, produzidas recentemente nos países sul-americanos. Na edição deste ano, há um destaque para filmes que abordam as temáticas de defesa das crianças e adolescentes, idosos, cidadania LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) e saúde mental.
A iniciativa conta com apoio do Ministério das Relações Exteriores, da TV Brasil, da Sociedade Amigos da Cinemateca e do Sesc São Paulo. As obras mais votadas pelo público são contempladas com o Prêmio Exibição TV Brasil nas categorias longa, média e curta-metragem. A programação tem curadoria do cineasta e curador Francisco Cesar Filho. Todas as sessões têm entrada franca e ocorrem em locais com acessibilidade para pessoas com deficiência. Sessões com sistema de audiodescrição e de closed caption (voltadas a deficientes visuais e auditivos, respectivamente) também ocorrem em todas as cidades da Mostra. Os locais de exibição, programação e demais informações podem ser obtidas através do site http://www.cinedireitoshumanos.org.br/.

Comentários