Projeto incentiva a produção cinematográfica em escolas

Iniciativa inédita pretende capacitar para a prática do ensino de cinema em escolas de nível médio

Com lançamento marcado para o dia 15, o projeto Primeiro Filme pretende estimular o ensino das artes por meio do cinema nas salas de aula e integrar a prática com as disciplinas do currículo. A apresentação oficial será às 11h, no Santander Cultural. Com professores e alunos a partir da 7ª série do Ensino Fundamental como público-alvo, a iniciativa tem patrocínio do Santander e realização da Prana Filmes e Santander Cultural.  O projeto inédito inclui material gratuito - um livro, um DVD e o site de apoio - e encontros de capacitação com entrada franca, que serão destinados, inicialmente, à rede pública de ensino do Estado. "Através da criação de ferramentas didáticas inovadoras no País, este projeto vai contribuir para uma melhor compreensão da teoria e da prática do cinema, o que pode despertar novos talentos e incentivar carreiras nos mercados da TV, do cinema e da internet", defende o coordenador do projeto, Carlos Gerbase.
Parte do material didático, um livro sobre linguagem e técnica do cinema, de autoria de Gerbase, terá sete mil exemplares distribuídos gratuitamente para professores e alunos da rede pública. O DVD, com 60 minutos de duração, é dividido em nove capítulos e serve de complemento aos conteúdos da publicação. Rodado em maio deste ano em Porto Alegre, traz exemplos, exercícios e entrevistas com profissionais da área de roteiro (Léo Garcia), montagem (Milton do Prado), edição de som e mixagem (Kiko Ferraz) e som direto (Rafael Rodrigues). O conteúdo foi produzido pela Prana Filmes e terá três mil cópias distribuídas nas escolas.
Em apoio aos estudantes e professores que utilizam o livro e o DVD em sala de aula, um site interativo também foi criado pela Dobro Comunicação. Com o endereço www.primeirofilme.com.br, a página disponibiliza parte dos conteúdos do livro e DVD para estudantes de outras localidades. Os educadores podem se inscrever através do site do projeto, que estará disponível a partir de 12 de setembro, e as datas disponíveis são 29 de setembro, 27 de outubro e 1º de dezembro. A intenção é capacitar 255 profissionais através da atividade.
No primeiro semestre de 2013, um concurso irá premiar os melhores filmes produzidos pelos estudantes das escolas participantes. Os vencedores serão exibidos em sessão especial no Cine Santander Cultural. 
Imagem

Comentários