Projeto pretende democratizar acesso ao audiovisual no Estado

Iniciativa prevê exibições gratuitas, oficina pedagógica e criação de site para acesso a filmes por valores populares

Com a proposta de criar um espaço para o consumo do audiovisual, democratizando o acesso à cultura com ações que vão além da simples exibição, surge o projeto Janela Gaúcha. A iniciativa prevê exibições gratuitas de filmes de longa e curta-metragem realizados no Rio Grande do Sul, assim como a realização de oficina pedagógica para professores e a criação de um site onde os filmes poderão ser acessados a um valor popular. Idealizado por Aletéia Selonk, diretora da Okna Produções, o projeto objetiva estimular o conhecimento e a formação de um público interessado em assistir filmes, especialmente os que foram realizados no Rio Grande do Sul, a partir de um conjunto de ações diferenciadas e complementares.
Pelo projeto, serão realizadas exibições gratuitas nas cidades de Cachoeira do Sul, Carazinho, Lajeado e Ijuí. Também faz parte da iniciativa a realização de um curso de sensibilização para professores, chamado 'Cinema em Sala de Aula'. Nessa oficina, os professores receberão um guia prático - produzido a partir dos temas e cenas abordados nas obras que serão exibidas nas cidades - que poderá contribuir para um melhor aproveitamento da exibição do filme e ainda promover o uso do audiovisual com os seus alunos em sala de aula. "O que mais nos motiva com este projeto é o fato de estarmos trabalhando com uma plateia tão importante e mobilizadora como são os professores e, ao mesmo tempo, facilitando a circulação dos nossos filmes", afirma Aletéia.
No site www.janelagaucha.com.br, o internauta poderá assistir ao filme mediante o pagamento de um valor popular de aproximadamente R$ 5 por exibição, que ocorrerá no sistema de streaming. Assim, os professores poderão exibi-los em escolas que disponibilizem apenas um computador e projetor. Na página, ainda estará disponível gratuitamente um guia prático para que professores tenham acesso a algumas possibilidades de atividades em sala de aula. Aletéia acredita que a produção audiovisual gaúcha tem um grande potencial para se comunicar com o público regional, porém muitas vezes essa comunicação é dificultada pela falta de janelas de exibição. Nesse sentido, segundo ela, o projeto tenta figurar como uma alternativa neste cenário, fazendo uso da internet e da valorização da educação como estímulo ao consumo audiovisual.

Comentários