Projeto Primeiro Filme capacita professores

Com inscrições abertas e gratuitas, último encontro do projeto neste ano acontece no sábado

Fruto de uma parceria entre a Prana Filmes e o Santander Cultural, o projeto Primeiro Filme realiza neste sábado, 1º de dezembro, o último encontro do ano para a capacitação de professores. Gratuito, o programa tem como objetivo estimular o ensino das artes por meio do cinema nas salas de aula e integrar a prática com as disciplinas do currículo. A iniciativa inédita foi lançada em setembro deste ano e tem como público-alvo professores e alunos a partir da 7ª série do Ensino Fundamental.
Até o momento, mais de 2,6 mil livros foram distribuídos em 50 escolas, universidades e outras instituições. A previsão é que o ano letivo encerre com mais de 150 professores capacitados para desenvolver em sala de aula a prática cinematográfica multidisciplinar, agregando temas estudados em disciplinas de Português, Língua estrangeira, História, Literatura, entre outras. Os encontros de setembro e outubro receberam mais de 200 inscrições. "Este projeto vai contribuir para uma melhor compreensão da teoria e da prática do cinema, o que pode despertar novos talentos e incentivar carreiras nos mercados da TV, do cinema e da internet", defende o cineasta Carlos Gerbase, coordenador do projeto.
O material didático produzido especialmente para servir de ferramenta ao programa possui um livro, um DVD e o site de apoio. O livro sobre linguagem e técnica do cinema conta com imagens e ilustrações e tem autoria de Carlos Gerbase e edição da Artes & Ofícios. De acordo com a produtora do projeto, Luciana Tomasi, o retorno dos professores tem sido extremamente positivo. "Percebemos o interesse e a necessidade dos profissionais que participaram dos primeiros encontros. Há uma sede de busca por tudo que for auxiliar o desenvolvimento deles e dos alunos em sala de aula", revela.
Melissa Mayer Ferraz, professora nas escolas municipais Doutor Liberato Salzano Vieira da Cunha e Pepita de Leão, é um dos exemplos. "É muito recompensante saber que ainda existem projetos que acreditam na educação e nos professores, como o Primeiro Filme", afirma. Melissa recebeu 120 livros que distribuiu entre os estudantes com os quais desenvolve ações de audiovisual desde 2010.
Em continuidade ao Primeiro Filme, no primeiro semestre do próximo ano, um concurso irá reconhecer as melhores produções estudantis entre as escolas participantes. Os premiados serão exibidos em sessão especial no Cine Santander Cultural.  Para participar desta que é a última capacitação do ano, é necessário se inscrever pelo telefone (51) 3287-5941 ou pelo email [email protected]

Comentários