Orgasmo, cerveja e listras horizontais

Pesquisa associa orgasmo feminino ao modo de caminhar. Passadas longas e uma boa requebrada? Pode crer: orgasmo vaginal. Outra pesquisa, feita na Tchecoslováquia, país …

Pesquisa associa orgasmo feminino ao modo de caminhar. Passadas longas e uma boa requebrada? Pode crer: orgasmo vaginal. Outra pesquisa, feita na Tchecoslováquia, país que consome mais cerveja que a Irlanda - algo comparável a tomar mais chimarrão que os gaúchos -, descobriu a relação entre o consumo de cerveja e a publicação de artigos em revistas especializadas. Quanto mais o cientista bebe, menos publica. Estudo feito na Inglaterra garante que, ao contrário do que se pensava, as roupas com listras horizontais são as que dão aparência de magreza. Pesquisa realizada por mim comigo mesmo não chegou a nenhuma conclusão sobre a imaginação dos cientistas bolando novas pesquisas.


Instruções para ler Machado de Assis sem babar na gravata


Ninguém pisa no poncho do Machado, numa terra em que se preferem os tapetes, como diria Cortázar. Mas vamos lá.


Não acho que seja bom chegar em Machado com a humildade que muita gente pede. O gênio lá e nós aqui, pedindo a benção, borrados de medo. Gênio? Gênio é palavra barata, custa menos que um saco de pipoca. No Brasil até o Chacrinha era gênio.


Temos de ler Machado exigindo que nos dê o troco, sem complacência, sem patriotismo. Ele só nos fará bem se for enfrentado num mano a mano. Ficar repetindo decoreba de escola, fazendo claque com as manadas de doutores em letras evadidos das faculdades e acoitados em suplementos culturais, é ficar abanando o rabo do nosso complexo de vira-lata, complexo destrinchado pelo psicanalista Nélson Rodrigues. Queremos tanto um escritor nosso entre os grandes que achamos que dá pra fazer isso no grito, sem necessidade de pensar, ou mesmo de ler.


Me lembro sempre de uma conversa do Borges com o Casares, qualquer coisa como: se você me diz que Cervantes é um mau escritor, eu concordo, tenho vários reparos sobre a obra de Cervantes. Se vem outro e me diz que Cervantes é um grande escritor, eu concordo, ele tem grandes momentos.


É óbvio, não há livros perfeitos, nenhum autor foi blindado por Zeus. Ler com um respeito sagrado, ou com esse patriotismo de torcida do escrete canarinho, pode ser qualquer coisa, menos ler direito.


Bueno, vamos ao manual. Separe o conto "A missa do galo" e escolha uma poltrona macia, com a luz incidindo na lateral. Sente-se e tire a gravata.


Secretarias a mancheias


Vocês viram? Vem aí, ou já veio - o noticiário não foi dos mais transparentes -, uma nova secretaria, a Secretaria da Transparência. Sempre gostei da palavra, mas, de tanto ser repetida, começou a me dar urticária. Pressinto atrás dela vultos turvos se movendo, vislumbro garras e dentes, às vezes caretas medonhas. Daí, como sempre, comecei a pensar em besteira.


Se a secretaria for composta por poetas, será Secretaria da Limpidez, ou da Diafanidade, caso os poetas cheguem antes que o pessoal do movimento gay. Se a secretaria for composta por acadêmicos, será algo como Secretaria da Cristalinidade, ou Secretaria da Não-opacidade. Agora, uma coisa é certa: jamais teria um nome apropriado, digamos Secretaria da Vergonha na Cara.


Pensando num desabafo, meu voto vai para Secretaria Estamos de Olho em Vocês, Bando de Filhos da Puta Safados! Não seria maravilhoso? A primeira secretaria com ponto de exclamação, ou de admiração, como diziam no tempo da minha mãe. Se não servir pra nada, pelo menos essa secretaria vai empregar centenas de flanelinhas.


Deu no jornal


oOo Australiana leiloa na internet calcinha da amante do marido. Na descrição, diz que a calcinha é tão grande que pode ser usada como manta ou fantasia no Dia das Bruxas. oOo Prefeito de cidadezinha australiana, onde há cinco homens para cada mulher, pede que mulheres feias se mudem para lá. Foi duramente criticado. Não se ouviu a opinião das feias que fizeram as malas. oOo  A Austrália é o Brasil que deu certo, dizem. Depois dessa senhora da calcinha e do prefeito das feias começo a entender a semelhança.


Presunção de inocência


Eu, você, nós somos inocentes até prova em contrário. Mas homens públicos são culpados até que provem a inocência.

Autor
Ernani Ssó se define como ?o escritor que veio do frio?: nasceu em Bom Jesus, em 1953. Era agosto, nevava. Passou a infância ouvindo histórias e, aos 11 anos, leu seu primeiro livro sozinho:Robinson Crusoé. Em 1973, por querer ser escritor, entrou para a Faculdade de Jornalismo, que deixou um ano depois.  Em sua estréia, escreveu para O Quadrão (1974) e QI 14,(1975), publicações de humor. Foi várias vezes premiado. Desenvolve projetos literários para adultos e crianças.

Comentários