Melancolia de um velho palerma

Deputado australiano renuncia depois de dançar só de cuecas no parlamento, em festa que comemorava a aprovação do orçamento. Victoria Backham exibe novo penteado. …

Deputado australiano renuncia depois de dançar só de cuecas no parlamento, em festa que comemorava a aprovação do orçamento. Victoria Backham exibe novo penteado. Bonecos Chucky fazem vinte anos. Maquiadora prepara Paris Hilton para uma aparição pública enquanto ela dorme. Fábio Assunção não acorda e dá bolo na Ana Maria Braga. "Coral" de cachorros grava música no País de Gales.



Há um mundo fascinante aí fora e eu aqui, preocupado com as contas no fim do mês e com a facilidade com que as pessoas se matam, relendo autores que sei de cor e curtindo as brincadeiras do cachorro, rindo com os Simpsons como uma criança e tentando, sem esperança, escrever um grande romance cômico e fazer o filé com fritas perfeito.



Deixa pra lá, é tarde pra mim.



Nobel de literatura



Franz Kafka não ganhou. Jorge Luis Borges idem. Julio Cortázar ibidem. Também tubularam Carlos Drummond de Andrade e Graham Greene. Vem cá, o que a Academia Sueca tem contra meus escritores? Olha aí, suecos, vamos nos organizar. Critérios políticos em política e critérios literários em literatura talvez fosse um começo razoável.



A arte de escrever



Escrever é como pregar uma sombra na parede. Como isso é impossível, acho que a primeira coisa a fazer é não assustar a sombra com o prego e o martelo. Melhor chegar de mansinho para que ela fique mais tempo por ali.



Os cientistas e suas pesquisas maravilhosas



O psicólogo Geoffrey Miller, da Universidade do Novo México, levou o prêmio Ig-Nobel de Economia por um estudo publicado em novembro passado na revista "Evolution and Human Behavior". Nele, usando dados de dezoito voluntárias, ele mostrou que dançarinas de strip-tease ganham mais dinheiro no pico de seu período fértil.



Às vezes a natureza é bem organizadinha, não?



Deu no El País



"Alguns narizes prodigiosos e bem treinados podem chegar a distinguir e descrever com perfeição milhares de perfumes ou os aromas de uma sopa." É, realmente devem ser prodigiosos esses narizes capazes até de descrever. Aposto que na Espanha, como aqui, exigem diploma dos jornalistas.



Adriana Calcanhoto



Adriana Calcanhoto disse que a canção é superior à literatura. Espero que seja confusão do jornal. Espero que a Adriana tenha dito que para ela, para suas necessidades, a canção é superior à literatura. É difícil comparar canção com literatura - são expressões muito diferentes, com alvos e alcances muito diferentes. Garantir que uma boa canção é superior a um bom romance, por exemplo, é meio como afirmar que um sanduíche é melhor que um banquete. Claro que ninguém agüenta viver com um banquete depois do outro. Haja resistência. Mas você agüenta viver apenas a sanduíche? Então, bom apetite, não está mais aqui quem falou.



Americanos



Depois dizem que a gente implica com os americanos, mas vejam a grande contribuição culinária deles: hambúrguer. Como respeitar alguém que gosta da vaca da pior forma, a moída?



Crítica radical



Era uma vez, quase no tempo em que os bichos falavam, no Bar do Beto, um senhor que esteve metido na guerrilha, nos anos 70. Ele me contou que quando Antônio Callado lançou Bar Don Juan, seu grupo ficou tiririca e chegou a discutir a execução de Callado, ou, em sua bela e pitoresca linguagem, "justiçá-lo". Certo que Bar Don Juan não é lá essas coisas, mas daí a criticar o autor com uma 45 me parece forte.



Conto policial



- Olha, preciso de dados - disse o detetive. - Apenas Deus começou do nada e veja na merda que deu.


Autor
Ernani Ssó se define como ?o escritor que veio do frio?: nasceu em Bom Jesus, em 1953. Era agosto, nevava. Passou a infância ouvindo histórias e, aos 11 anos, leu seu primeiro livro sozinho:Robinson Crusoé. Em 1973, por querer ser escritor, entrou para a Faculdade de Jornalismo, que deixou um ano depois.  Em sua estréia, escreveu para O Quadrão (1974) e QI 14,(1975), publicações de humor. Foi várias vezes premiado. Desenvolve projetos literários para adultos e crianças.

Comentários