África, o continente misterioso

Em Uganda, o ministro de Ética e Integridade, Nsaba Buturo, afirmou que as minissaias devem ser banidas do país porque mulheres que as usam …

Em Uganda, o ministro de Ética e Integridade, Nsaba Buturo, afirmou que as minissaias devem ser banidas do país porque mulheres que as usam distraem os motoristas e provocam acidentes de trânsito. É, minha gente, não há país sem seu Jânio Quadros.
 Vi uma foto de uma ugandense de minissaia. Bem bonita, só que a dita minissaia não chegava a meio palmo acima do joelho. Acho que a minissaia deve ser banida de Uganda, sim, mas apenas para não perturbar o deslocamento do ministro de Ética e Integridade. Ou não seria mais fácil o ministro parar de dirigir?
 É triste, mas as mulheres sempre pagaram o pato por serem bonitas e desejáveis. Ou por os homens se borrarem de medo delas.


Todas peladas


O mesmo Nsaba Buturo disse: "Hoje em dia é difícil distinguir a mãe da filha, elas estão todas peladas". Não entendi. Eu, quanto mais vejo, mais diferencio.


Turvo, Ermo e Sombrio


À Maia


Vi uma placa na beira da estrada anunciando três cidades, em Santa Catarina: Turvo, Ermo e Sombrio. Acidente geográfico é isso aí. oOo No princípio eram as trevas. Turvo, Ermo e Sombrio permaneceram. oOo Em Turvo, Ermo e Sombrio o arco-íris é em preto e branco. oOo As trigêmeas vocalistas de Turvo, Ermo e Sombrio nasceram em Turvo, Ermo e Sombrio. É que a mãe delas viajava muito. oOo As zebras, em Sombrio, não têm a listra branca. oOo Os anjos da guarda em Sombrio têm um parafuso no pescoço. oOo Os mágicos, em Sombrio, tiram morcegos da cartola e a ajudante é serrada de verdade ao meio. Por isso tem espetáculos apenas três vezes por noite. oOo Você conhece as sete pragas de Turvo, Ermo e Sombrio? Nem queira, nem queira. oOo Na gadanha da Morte, dizem, está escrito: made in Sombrio. oOo Encontraram em Ermo as botas que o Diabo perdeu. oOo Dante não teve peito de escrever sobre os últimos círculos do Inferno. Você sabe do que estou falando. oOo Agora imagine uma biografia que terminasse assim: Desaparecido em Sombrio em circunstâncias não esclarecidas.


Profissionalismo


Me garantem que o número de escritores aumenta a cada dia. Deve ser bom ser escritor: grana, mulheres, o nome impresso a cores. Mas vejam o que um deles me contou.


Uma moça de um jornal de bairro ligou para o Tailor Diniz pedindo uma crônica sobre Porto Alegre. Ele sentiu que não ia levar um tostão, mas topou, pra não parecer esnobe. Então a moça disse que só faltava acertarem o pagamento. O Tailor disfarçou a surpresa. A moça perguntou como ele preferia, em cheque ou depósito eletrônico? Ele preferiu o depósito, pela facilidade. A moça disse que se a crônica fosse de página inteira, seriam tantos reais. Se fosse de meia página, seria a metade. O Tailor preferiu a crônica de meia página, pra não se aproveitar da moça. Então a moça disse qual era o banco e o número da conta do jornal.


 É isso mesmo. Ela esperava que o Tailor pagasse pro jornal publicar a crônica que havia encomendado pra ele.


Operação Satiagraha


A Operação Satiagraha estrebucha, rumo ao fim. Os acusados, como o banqueiro Daniel Dantas, em liberdade. E os acusadores, como o juiz De Sanctis e o delegado Protógenes de Queiroz, espinafrados em público ou ameaçados de prisão. Como recurso de comédia, ou de folhetim, essa reviravolta no enredo é muito baixo. Alô, Gilmar Mandes, alô, gente boa do Supremo Tribunal, alô, políticos financiados pelo Dantas: contratem melhores roteiristas. Chega de insultar a inteligência do público.


Folguedos acadêmicos


"A lingüística textual estabelece certas seqüências prototípicas, caracterizadas pela intencionalidade que as preside assim como pelo peso específico de determinadas estratégias." Santo deus, como sobrevivi mais de 50 anos sem saber disso?


Bom dia, dia


Começo o dia lendo a seção policial. Por nada, não. Só pra não esquecer em que planeta eu vivo.

Autor
Ernani Ssó se define como ?o escritor que veio do frio?: nasceu em Bom Jesus, em 1953. Era agosto, nevava. Passou a infância ouvindo histórias e, aos 11 anos, leu seu primeiro livro sozinho:Robinson Crusoé. Em 1973, por querer ser escritor, entrou para a Faculdade de Jornalismo, que deixou um ano depois.  Em sua estréia, escreveu para O Quadrão (1974) e QI 14,(1975), publicações de humor. Foi várias vezes premiado. Desenvolve projetos literários para adultos e crianças.

Comentários