Coluna do Nenê

OPINIÃO Esta semana estamos colocando frases de personalidades e empresários que instigam com seus ditos, como superar situações de crise como estamos passando agora. …

OPINIÃO
Esta semana estamos colocando frases de personalidades e empresários que instigam com seus ditos, como superar situações de crise como estamos passando agora. Pedimos e solicitamos aos nossos leitores que nos auxiliem e nos coloquem mais frases com essas características, o que desde já agradecemos.
"O jeito de se fazer dinheiro é comprar,quando o sangue esta fervendo nas ruas."
Baron Rothschild -  Membro da família de banqueiros Rothschid
"Eu aprendi que erros podem ser tão bons professores quanto  o sucesso."
Jack Welck - Presidente da General Eletric
"Períodos de crise são extraordinários para o sucesso de marcas menos conhecidas. Enquanto essas ganham terreno os lideres perdem!
Abilio Diniz - Presidente do Conselho  do BRF
"Eu estou tão orgulhoso das coisas que não fiz quanto das que fiz, inovação é dizer não para mil coisas."
Steve Jobs  - Ceo Aple
"A melhor coisa que nos acontece é quando uma ótima companhia fica temporariamente com problemas, nós queremos comprá-los quando eles estão na mesa de operação."
Warren Buffet - Presidente da Berk Shire Hathway
"Fracasso é simplesmente a oportunidade de começar de novo, desta vez de maneira mais inteligente."
Hanry Ford -fundador da Ford
"A questão não é ter problema, mas a forma de reagir a ele."
Robert Setubal  - Presidente Itaú Unibanco
ZOOM
Eis as opiniões dos debatedores do evento do CDL-POA sobre a atual situação do mercado varejista gaúcho e do cenário como um todo:
Marcelo Portugal, professor de Economia da Universidade Federal: "quaquer novo investimento deve ser considerado apenas se puder trazer resultados para a empresa em um curto prazo, dois ou três meses."
Eduardo Oltramari, Shopping Total: "Não espere acontecer. faça acontecer. O que diferencia competente do incompetente é fazer acontecer."
Júlio Mottin Neto, vice-presidente da Panvel: "Ritmo constante gera autoconfiança, reduz a chance de ocorrer uma catástrofe quando for pego de surpresa e ajuda a desenvolver o autocontrole em um ambiente hostil."
Alberto Serrentino, sócio da Varese Retayl Strategy: "Não temos que superar a crise que talvez não exista, e sim, superar um momento desafiador. A situação não está ruim para todos. Isso é a realidade."
DUPLO
Karla Amaral, experiente profissional, é a nova diretora de Atendimento da Agência Duplo.
CRIARP
Em uma reunião no auditório da sede da ARP, com mais de 50 presentes entre agências e produtoras do mercado gaúcho, foi discutido democraticamente a realização ou não do CRIARP edição 2015. Após várias ideias, a diretoria da ARP se reunirá para avaliar a situação. As empresas presentes não se importam com a diminuição do evento e dizem que isso não vai prejudicar a realização, mas, por outro lado, a diretoria da ARP entende que, se o valor necessário para realização do mesmo não comprometa a gestão desse mandato ou de próximos, o CRIARP pode ser realizado. Portanto, teremos uma posição definitiva na próxima semana.
RECLAME AQUI
Prezar pela qualidade do produto e oferecer um bom atendimento, principalmente em momentos de queixas, fidelizam o cliente. Nos últimos anos, empresas buscam aperfeiçoar esses setores e, assim, tornar o cliente um defensor da marca .  A catarinense Brandili, considerada uma das maiores quando se fala em roupa infantil, trabalha em prol disso. Hoje, a empresa está com reputação indicada como "ótimo" no Reclame Aqui, site utilizado por consumidores para saber a reputação da marca antes de comprar um produto.
Em 2014, foram 21 reclamações, todas resolvidas no mesmo dia em que foram realizadas. Neste ano, até o momento, foram feitas cinco. "Embora a quantidade de reclamações seja bastante pequena se comparada às 15 milhões de peças vendidas a cada ano, a Brandili acredita que um pronto retorno ao consumidor é um ato de respeito que reforça ainda mais nossa qualidade e valores praticados pela companhia", avalia o diretor Comercial da Brandili, Jaison Stahnke.
A maioria das queixas está relacionada a alguma peça com defeito. Nesses casos, o produto é analisado e quando o defeito é procedente a peça é trocada por outra. "Nas peças com defeito, a reclamação é disparada via sistema para a Qualidade, que tem um prazo de até cinco dias para nos responder. Esse sistema foi implantado quando a Central de Relacionamento Brandili foi estruturada", explica a coordenadora da Central de Relacionamento com Cliente da Brandili, Simone Galkoski.
Há quatro anos, a equipe da Central de Relacionamento entra em contato com o cliente assim que recebe um alerta do site, quando um problema é registrado. Essa relação entre o Reclame aqui e a Central, consolidou a reputação da Brandili e permite avaliar o relacionamento com o cliente, através dos comentários postados no site. "O sistema que usamos internamente é um CRM,  Customer Relationship Management, onde registramos as reclamações, dúvidas, solicitações, sugestões e elogios. Cada cliente da Brandili tem um cadastro neste sistema, onde são feitos os chamados que geram números de protocolo para acompanhamento. Assim temos um atendimento mais eficaz, já que os relatórios apontam há quanto tempo um chamado está aberto", comenta.
VOCÊ REALMENTE SABE?
Em tempos de crise e, principalmente, de mercados tão competitivos, muito se fala de resultado e performance. Agências de publicidade tradicionais e principalmente digitais de pequeno, médio e grande portes, já absorveram o uso frequente destas palavras e as aplicam em todo e qualquer tipo de debate empresarial. Defendem com unhas e dentes, diante de seus clientes e do mercado, a importância de agir e reagir com performance e resultado.
 
Desta forma, o famoso ROI virou o "REI". E, como a história conta, o Rei é quem manda e, para ele, o que importa são os fins e não os meios, afinal, o momento que vivemos exige isso, certo? Errado! Em um cenário onde a informação, como matéria-prima, está cada vez mais abundante, o primeiro erro que se comete é confundir performance com resultado.
 
Na arte, a performance seria atuar com perfeição transmitindo sentimentos e emoções e seus resultados seriam aplausos e bilheterias cheias. Já no esporte, a performance seria a união da execução de movimentos e técnicas perfeitas com a força física e os resultados seriam medalhas e recordes. Desta forma, performance se torna indiscutivelmente a representação dos meios e os resultados seguem como os fins. A melhor representação de performance, no entanto, quando nos referimos a empresas e negócios é a de máquinas e motores, onde a performance representa, através do funcionamento de cada um de seus componentes em conjunto, a capacidade de alcançar o resultado ou objetivo desejado da forma mais eficiente e menos desgastante possível.
 
Embora existam no mercado publicitário muitos conceitos, teorias e técnicas circulando, a sensação que se tem é a de que as agências e seus clientes estão atribuindo valor às estratégias digitais através da procura por representações mirabolantes para uma questão extremamente básica, como se para alcançar resultados grandiosos ou desafiadores fosse necessário reinventar a roda ou criar soluções super complexas.
 
Performance é muito mais simples do que isso, é uma prática diária, uma metodologia que prevê a realização minuciosa de atividades estratégicas definidas a partir de informação e gerando muito mais informação. Nesse sentido, as estratégias digitais têm se destacado através dos 3 V"s do Big Data: Volume, Variedade e Velocidade. No entanto, performance não se resume a execução perfeita das atividades - o nome disso é processo. Performance é a forma como se enxerga a atividade, os impactos dela no ambiente no qual ela foi aplicada e principalmente de que forma estes impactos realimentarão a estratégia.
 
A performance na condução da estratégia exige uma mudança na forma de olhar as ações e precisa estar inserida na filosofia de trabalho, não é uma simples receita a ser executada. É como no futebol: um zagueiro, por melhor que ele seja, jamais irá olhar a bola da mesma forma que um atacante. A visão por trás daquele objeto é completamente distinta. Um zagueiro possui fundamentos bem definidos, cada ação gera uma reação intimamente ligada ao objetivo maior. No mesmo campo, o atacante simplesmente joga, faz a parte dele, não foi ensinado nem programado, ele apenas reage aos estímulos considerando cada jogada como um evento isolado e, a partir do histórico acumulado por ele, tomará sua decisão sobre como agir.
 
Respeitando as devidas posições, somente o zagueiro pode garantir o empate, mas também somente o atacante pode conquistar a vitória. Isso não quer dizer que uma empresa que não possui a abordagem de performance não possa assumir essa posição. Quer dizer apenas que ela deve deixar de olhar o jogo como zagueiro e passar a olhar como atacante, mudando assim sua postura e posição no campo.
 
Portanto, performance apesar de sua simplicidade, vai muito além da obtenção de resultados objetivamente. Está profundamente ligada à forma de ver e conduzir os processos e atividades. Sendo assim, performance não torna o resultado menos importante. Ela torna ele mais fácil.  Por outro lado, não adianta que as agências carreguem esse conceito apenas como argumento de venda ou mantenham toda metodologia de performance só com ela. É fundamental que essa metodologia seja compreendida e aceita pelos seus clientes de forma profunda para que seja realizada com sucesso.
 
BIODIVERSIDADE 
Poucos nomes brasileiros têm a força e credibilidade que Fernando Meirelles possui no cenário do cinema internacional. Consagrado por filmes como "Cidade de Deus", "Ensaio sobre a Cegueira" e "O Jardineiro Fiel", o diretor, produtor e escritor paulista vem encarando um novo desafio: comunicar a temática ambiental (uma de suas paixões) de forma envolvente e criativa. "A comunicação, não apenas do cinema, mas também em suas demais formas, tem sido muito  biodesagradável e  ecochata quando se fala de meio ambiente. É preciso mostrar para as pessoas a importância da conservação da natureza sem focar apenas no catastrófico", afirma.
 
É esse o recado que o cineasta tentará passar aos participantes do VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), um dos maiores eventos sobre o tema na América Latina e que terá sua oitava edição entre 21 e 25 de setembro, em Curitiba (PR). No evento, que é realizado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, instituição que completa 25 anos de atuação neste ano, ele falará sobre o tema "Como conectar pessoas: unindo biodiversidade e cidadania".
 
COMPETENCE
Com o conceito "O frio não vai parar você", a Paquetá Esportes lançou a campanha Temporada Inverno para ninguém deixar de praticar esportes mesmo na estação mais fria do ano. Criadas pela Competence, as peças divulgam ofertas de agasalhos esportivos e casuais, através de comercial de TV, busdoors e ambientação de PDV.
 
SIMPLES
Uma Empresa,que atua no mercado de seguros,de maneira simples e fazendo com que sua marca cada vez mais atinja a credibilidade e faça com que seus segurados tenham a máxima confiança: assim é a Previsul, que tem no seu marketing a defesa do investimento adequado e muito bem elaborado com sua agência DEZ, que pensa na educação da necessidade de se pensar na família e na continuidade dos proventos para ter sempre dignidade.
Os associados do GAV,Grupo de atendimento de veículos,tiveram uma noite de aprendizado sobre a Previsul e o mercado de seguros, que, diferente de alguns segmentos, não enfrenta crise. A gerente de marketing Fernanda Bertacini, com experiência em GM e mercados internacionais, teve desenvoltura e capacidade explicativa e elucidativa que foi um show.
TV DIGITAL
IBOPE fará medição da audiência de programas e emissoras no mobile (reprodução) A partir deste mês, entregará os primeiros resultados da mediação de TV Digital Terrestre (TDT) em celulares e tablets. Neste primeiro momento, a medição reportará a audiência das emissoras e programas televisivos apenas da Grande São Paulo. "O IBOPE Media tem trabalhado na consolidação da audiência de TV em todas as suas formas para complementar a medição 360º. Desde março, já temos o Time Shift Viewing (TSV) em nossos 15 mercados regulares e, no segundo semestre, começaremos a medir também a audiência de programas de TV assistidos em computadores", afirma Fábia Juliasz, diretora de Video Audience Measurement do IBOPE Media.
CAMPANHA
Pensar o amanhã - e solucionar problemas atuais como a falta de água, energia, combustível e comida - torna-se pertinente, quando vemos recursos naturais ficando escassos no cotidiano e não mais em longo prazo como era até há algum tempo. Pensando neste cenário, a Escala desenvolveu para a Unisinos uma campanha integrada trazendo o conceito "Novas ideias para o amanhã. Hoje, na Unisinos".
O trabalho segue a ideia de que o indivíduo é múltiplo e, mesmo que ainda não tenha decidido qual carreira deseja exercer, a universidade tem muitas alternativas que contemplam a sede de conhecimento desse "multivíduo". "Na Unisinos, o amanhã é construído diariamente nos laboratórios, na atitude dos alunos quando olham para o futuro, no jeito de ensinar dos professores, nos projetos dos pesquisadores, nas tecnologias desenvolvidas nos Institutos. A Unisinos respira inovação. E isso traz possibilidades reais e inspiradoras para os seus alunos", explica a diretora de negócios da Escala Andréa Schüür.
O planejamento elaborado pela Escala utilizará pesquisas desenvolvidas na instituição de ensino como conteúdo de campanha, mostrando o que é feito, produzido e pensado na universidade. Além de anúncios e filmes, uma série de ações foram propostas totalmente integradas com o raciocínio estratégico da campanha, mostrar na prática como a inovação acontece na Unisinos todos os dias. Afinal, a proposta é ir além do repasse de conteúdo: produzir conhecimento
SUSTENTABILIDADE
A H Midia esteve presente nos dias 18 e 19 de maio, como apoiadora, no Seminário de Gestão Sustentável de Resíduos - Cidade Bem Tratada realizado no Teatro do Bourbon Country. Juliana Silveira diretora executiva da empresa fez uma apresentação do projeto Canvas, que é uma proposta de sustentabilidade da empresa. O projeto consiste no reaproveitamento das lonas utilizadas dos painéis Front Ligth da HMidia. As lonas após a veiculação das campanhas, são destinadas a confecção de sacolas, porta objetos, brindes, entre outros produtos que são distribuídos a entidades carentes, que por sua vez, podem utilizar estes produtos customizados ou até revendê-los, obtendo assim uma receita para estas entidades.
INTERNET 
Estima-se que cerca de 60% dos habitantes do mundo - mais de 4,5 milhões de pessoas - não tem acesso a internet, o que representa um grande potencial para o futuro dos negócios bem sucedidos e novas formas de ganhar dinheiro.
A web continua sendo um ótimo lugar para fazer negócios, especialmente se considerarmos o grande número de pessoas que serão incluídas nessa tecnologia de forma que os países em desenvolvimento melhorem suas taxas de conectividade.
A internet é a ferramenta mais democrática que existe, onde todas as pessoas, em condições iguais, podem ter acesso à venda de produtos e serviços em apenas um clique. Nos países emergentes, onde se conta com grandes habilidades, conhecimentos e adaptação a toda circunstância, internet barata somada a plataformas como o Freelancer.com podem realmente melhorar radicalmente o status econômico de famílias inteiras.
Calcular o impacto na audiência e o retorno de investimento em campanhas tem sido um dos grandes desafios de agências e anunciantes desde que o mundo é mundo, ou pelo menos desde que o marketing é marketing. Isso é especialmente forte nas campanhas em mídia digital pois neste ambiente conseguimos desenvolver um conjunto rico de métricas para nos ajudar neste cálculo.
No início, bem no início mesmo, chegamos a usar métricas estranhas como requisições, chamadas ao servidor e outras coisas do tipo. Logo entendemos que isso não significava muito e mudamos, fomos para as impressões que já era algo melhor, mas também não era o suficiente. Passamos pela fase dos cliques, do CTR, usuários únicos, conversões e outras. Cada uma dessas métricas é um aprofundamento da anterior, uma visão cada vez mais próxima do negócio, o que demostra que estamos no caminho certo.
Em meados de 2013, nova discussão a resposta uma foi aberta com uma pergunta simples. Entretanto, chegar não foi tão trivial. Muitas discussões sobre padronização e várias linhas de código depois o resultado foi uma métrica nova:  viewable impressions ou impressões visualizáveis.
Essa nova métrica conta apenas impressões das peças que foram totalmente carregadas no browser do cliente e que tiveram pelo menos 50% dos seus pixels exibidos na tela por pelo menos um segundo. Então impressões de peças que foram carregadas mas sempre ficaram abaixo da dobra ou em outras abas do browser ou ainda com telas minimizadas não vão contar. Abusando do bom nome da métrica, uma peça só é visualizável se ela apareceu na tela do cliente, nem que seja só um pouquinho. Evoluímos mais uma vez.
E assim como das outras vezes que inventamos métricas novas, passamos a pensar no impacto de negócio que ela traz. E agora estamos novamente falando sobre o impacto de uma métrica na forma de negociação da mídia. É sempre saudável fazer um choque de realidade quando isso ocorre, nos questionarmos se sempre fizemos as coisas da forma errada e se não deveríamos estar fazendo diferente. É assim que evoluímos. Mas, se a história nos mostrou alguma, coisa é que vamos usar a métrica tanto para avaliar o resultado como também para negociar a mídia quando ela fizer sentido.
Hoje, a mídia é vendida em impressões, em cliques, em conversões e algumas empresas já vendem também em impressões visualizáveis. Uma pesquisa divulgada no final de 2014 pela Digital Content Next apontava que 80% dos publishers americanos planejavam aderir à nova unidade de medida, mas ainda há muitas dúvidas sobre o
ÉTICA 
O diretor de criação da Agência Incomum, Daniel Moreira (Cuca), participou de mesa-redonda sobre "Ética e responsabilidade social do design", na quinta-feira (21/05), durante a semana acadêmica do curso de Design do IFSul (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense). Com oficinas, palestras, exposições e workshops, a segunda edição da Brainstorm S.A., busca atingir não só os docentes, discentes e servidores do IFSul, como também, todo o público das instituições de ensino superior e comunidade em geral, que tenham interesse em conhecer mais sobre Design e seus diversos domínios. Tendo o tema "Inspiração", lançando aos participantes a pergunta "O que te inspira?", teve início dia 18 com atividades nos três turnos, e conta com patrocínio da Incomum.
JUNTOS
Somos hoje todos testemunhas de um momento de grandes mudanças na propaganda que, a depender de alguns clientes mais céticos quanto a formatos híbridos, não durará muito tempo. São eles, os clientes, os responsáveis por determinar o que é velho tanto como quem entende o futuro da comunicação.
Em um passado relativamente recente, muitas agências reclamavam que o cliente estava dividindo sua verba, usando agências online e off-line. E que, ao fazê-lo, perdia consistência na mensagem, pulverizada nas diferentes plataformas. Naquele momento, muitos clientes, por sua vez, acreditavam que as agências ditas tradicionais não estavam preparadas para fazer comunicação digital. E assim foi que as agências começaram a colocar grande energia para convencê-los que estavam errados, que elas estavam preparadas para atender no on e no off.
TONS DE CINZA
A verdade é que algumas agências tradicionais se prepararam, estruturando áreas digitais. Mas não encontraram um modelo de negócio sustentável e saudável para deixar a proposta digital em pé. É necessário acrescentar habilidade, criatividade e coragem para assumir riscos à vontade de inovar. Sem isto tudo, permanece a percepção de não se levar o digital a sério.  Ou seja: deixando o digital na periferia da idéia, resumindo-se a adaptações para as plataformas digitais, de nada adiantou toda essa movimentação.
O que é diferente agora de 10, 15 anos atrás é que há um monte de diferentes agências. Costumava ser tão fácil: agência criativa, agência de mídia e agência digital. Agora existem tantas agencias diferentes? São tantas áreas cinzentas".  E por essas áreas cinzas, muitos clientes encontram nas revisões de agência espaço para discutir para onde irá o seu dinheiro.
AGÊNCIA CROATA
Todos os dias, passamos por vários objetos que na maioria das vezes passam despercebidos ao nosso olhar, mas que consistem em espaços que poderiam ser explorados de muitas formas. Bancos em praças, postes ou mesmo latas de lixo são elementos presentes no nosso cotidiano que aparentemente não tem utilidades além daquelas para as quais foram originalmente criadas, mas que poderiam ser explorados como mobiliário urbano de grande potencial, por exemplo. Foi o que fez a Imago, agência croata de publicidade. O projeto "ImagoBox" transformou essas peças urbanas em banners em formatos inustados, chamando a atenção dos transeuntes que normalmente passariam por eles sem notá-los.
ABRACOMP
A versão 2015 do Prêmio Colunistas, a mais antiga premiação brasileira da comunicação ainda sendo realizada, foi lançada esta semana pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (Abracomp), com as suas inscrições abertas nas oito regionais do concurso, que chega à sua 48ª edição.
Repetindo as 12 áreas do concurso já estabelecidas em 2014 - Mídias Integradas, Filmes, Rádio, Mídia Impressa, Mídia Exterior, Digital, Técnica, Promo, Marketing Direto, Design, Mídia e Inovação - o Colunistas este ano facilitou o processo de inscrição das agências. Foi eliminada a necessidade de apresentar arquivos para filmes e fonogramas - bastando agora mandar a URL do Youtube ou do Soundcloud - e as empresas sequer precisam levar CD/DVD às secretarias de suas regionais, bastando enviar por e-mail um link para download de sites de compartilhamento de arquivos, como Dropbox, WeTransfer, SendSpace etc.
AMOR
Qual seria a principal alavanca do verdadeiro empreendedor. Sem pestanejar, sem pestanejar você diria: "CORAGEM".
- Novamente, sem precisar refletir muito:
- Você terá coragem se for capaz de AMAR, pois o tamanho da coragem corresponde ao tamanho do amor que habita seu coração.
Esse salto rumo ao perigo não tem qualquer relação com planejamento, estudo, estratégia ou conhecimento. Tem a ver exclusivamente com coragem. E o que pode motivá-la senão o amor que existe em seu coração?
Para o empreendedor, a coragem está intimamente associada ao amor que desenvolve por sua criação.
Hoje, compreende-se que esse amor pela "cria" não se limita ao brand, à sede requintada, ao negócio em si. Esse amor está centrado principalmente nas pessoas que fazem esse sonho acontecer, dia após dia.
Se existe uma companhia viva, existe um compartilhamento, uma junção de interesses humanos combinados que gera as ideias, os produtos e, como resultado disso tudo, o lucro.
Quando falamos de amor no ambiente corporativo, há sempre quem nos aponte um dedo invisível e lance a condenação: "mas que demagogo, hipócrita, falso, marqueteiro; ele só quer é ganhar dinheiro".
E é natural, pois parte da cultura do empreendimento foi, de fato, contaminada pela mentira, pela ganância e pela fraude. Basta ver a ciranda da crise financeira internacional, movida por gente sem ética, que negocia ativos sem lastro.
No entanto, ainda existem muitos empreendedores de verdade, que pensam, planejam, transformam, criam, modificam, ajustam, aprimoram e buscam fazer um mundo melhor.
Estes "malucos" são apaixonados pelo que fazem e também pelas pessoas que participam de suas aventuras. Estes amam até o fim.
Pois o amor protege, o amor constrói, o amor enraíza, o amor mantém, o amor perpetua, o amor auxilia, o amor apoia, o amor entrega sem cobrar, o amor une, o amor satisfaz, o amor acolhe, o AMOR VENCE!
PUBLICIDADE OBSOLETA
Sim, o título é uma provocação para você ler esse artigo. Como deveriam ser todos os títulos de artigos de opinião. Mas não, não acho que a publicidade, em sua essência, tornou-se algo obsoleto nestas terras tupiniquins. Temos cada vez mais brasileiros, campanhas e agências brasileiras premiadas e respeitadas mundo afora, somos referência em algumas áreas e nosso segmento tornou-se relevante para o mercado como um todo.
Entretanto, apesar de criativos, mídias, planejamentos e atendimentos gastarem todo o seu talento pensando em melhores práticas para os clientes, eles ainda não têm conhecimento de ferramentas que podem transformar o próprio dia a dia, que mudam radicalmente o modus operandi de um mercado que deve encabeçar
Vejo agências sempre buscando maneiras de oferecer algo além do tradicional trabalho de publicidade. Vejo os publicitários querendo se reinventar, propondo novos modelos de atuação, sugerindo diferentes práticas que melhorem o ROI dos anunciantes e apostando em diversas formas de remuneração. Tudo isso é essencial para que mostremos o real valor da prestação do serviço, mas insisto que nossa missão, nos tempos atuais, é resguardar a saúde financeira dos clientes.
Trata-se de uma análise que cada agência precisa fazer internamente. Por que não mostrar para seu cliente que você o ajudou a reduzir brutalmente as despesas utilizando uma nova tecnologia presente no mercado? Ganha-se a confiança de quem paga a conta, garante-se a lisura do processo, contribui-se para um mercado mais transparente, correto e evoluído.
Inovação nem sempre é criar uma campanha matadora, ganhadora de Leões. Inovação é também mostrar ao cliente que a agência se preocupa com cada real que ele gasta, seja para obter o melhor retorno de campanhas, seja para economizar no que se gasta com as jurássicas fitas beta.
Aqui defendo uma completa integração entre todas as áreas. É um chamamento para que os financeiros e jurídicos das agências se reúnam com os departamentos de compras dos clientes. Garanto: você vai reduzir as contas do anunciante e ele vai sorrir de orelha a orelha. Quer apostar?
PRIMEIRA IMPRESSÃO
Imagine um homem tatuado, calvo, com barba e jaqueta de couro. Provavelmente você se surpreenderia ao descobrir que este é o perfil de um tutor social de crianças, e não de um motoqueiro rockeiro.
Conhecida por explorar a felicidade, a Coca-Cola resolveu ir mais fundo e abordar uma problemática em sua nova campanha: o preconceito.
A marca partiu da premissa de que o principal motor da desigualdade no mundo é a aversão ao diferente e para combatê-lo é preciso enfrentar a si mesmo.
Assim, foi lançada a campanha "Vamos dar um segundo extra", contendo uma série de vídeos que convidam as pessoas a descobrirem seus preconceitos e assim, derrubá-los.
"Nossa missão na Coca-Cola é a de inspirar momentos de felicidade, e hoje podemos conseguir isso graças a uma campanha que nos convida a tomar um segundo extra para se livrar de preconceitos e estereótipos, e assim conhecer as pessoas ao nosso redor apreciando sua singularidade", disse Guillermo Giménez y Brotons, diretor de comunicação da Coca-Cola sul-americana.
TONEDERM
Com o cenário econômico brasileiro de baixo crescimento e de incertezas, apresentando inflação acima da meta, as empresas estão  se reinventando, já que a crise atinge importantes setores, como o da indústria. Daí a importância de "não deixar a peteca cair", tanto que a Tonederm, empresa gaúcha, segue em frente otimista, pois cresceu 28% no primeiro trimestre, em relação ao mesmo período do ano passado. A Tonederm  vislumbrou outra porta para abrir oportunidades no mercado externo com a concretização da parceria com a ABIMO - Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios, por meio do Programa Brazilian Health Devices, que auxilia na abertura de novos mercados e na busca pelas diversas certificações internacionais. A meta de crescimento estimada para o ano é de 25% e a empresa está pautada em lançamentos com novas tecnologias, para beneficiar os públicos feminino e masculino com tratamentos  efetivos em estética com saúde. "O que nos inspira a atingir a meta  é a certeza da nossa tecnologia prover  resultados que são comprovados cientificamente, por isso investimos em pesquisas continuamente, o que fideliza nossos clientes e garante  a lucratividade mesmo em momentos de crise.
"Vivemos um ciclo de inspiração constante. A Tonederm se inspira no universo da beleza, da saúde e de seus profissionais e os funcionários buscam inspiração através dos clientes, que absorvem novas tecnologias e o mercado por sua vez, responde bem a isso", conclui Cristiano Paganin.
FIERGS
O Indice de desempenho Industrial,avançou 3% em março em relação á fevereiro,devido ao maior numero de dias ùteis .Porém em relação ao mesmo mês do ano passado o indicador apresenta desaceleração de 3,1%. Segundo o Presidente da FIERGS Heitor José Muller,afirma que pesar do resultado positivo,o fechamento do trimestre mostra queda expressiva e disseminada entre os setores.
SPR
O encontro anual de profissionais realizado pela Abicalçados - Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, com o objetivo de trazer informações sobre o mercado e ouvir diretamente quem faz, tem campanha assinada pela SPR Agency. Com o tema " Digital: Compreendendo novas forma de comunicação", a 19ª edição do Seminário Nacional da Indústria de Calçados (SNIC) acontece na quarta-feira, 20 de maio, das 8h às 18h, no Anfiteatro Padre Werner Unisinos, em São Leopoldo (RS).
O conceito da campanha e o mote do evento estão traduzidos na imagem criada: um balão de fala estilizado com ícones que remetem à internet, à comunicação e ao marketing no meio digital. O desafio foi mostrar de forma bem visual a temática, que possibilitará o melhor entendimento de estratégias de promoção e venda no ambiente online, com uma série de palestras e apresentações de cases.
"Qual o tamanho da mordida?"
Com a meta de formar cidadãos mais críticos e participativos, a CDL Jovem de Caxias do Sul, lança a Campanha de Impostos 2015 sob o mote "Qual o tamanho da mordida?". A ação visa esclarecer e conscientizar a população sobre a carga tributária embutida nos bens de consumo. As atividades vão ocorrer entre os dias 18 e 21 de maio, em virtude do Dia da Liberdade de Impostos, realizado em 21 de maio.
Com o mesmo propósito, o Departamento Jovem da CDL Caxias vai promover o evento Fim de Tarde, com a palestra "Tributação na Medida", ministrada por Ângelo Henrique Bertuzzi, no dia 19 de maio, no Palácio do Comércio. O encontro é aberto ao público e as reservas podem ser realizadas pelo telefone (54) 3209.9977 ou pelo e-mail [email protected]. A presidente da CDL Jovem, Gabriele Piccole, explica que a campanha tem o intuito de alertar o consumidor sobre a quantidade de impostos que ele paga. "As ações têm o objetivo de mostrar de forma clara e dinâmica a alta carga tributária do País. Queremos gerar uma conscientização e despertar o interesse da população para esse tema que impacta diretamente no custo de vida de todos".
MULTIMIDIA

O grupo M.Stortti acumula expertise em elaboração de planos de negócios desde 1987. É geradora de conteúdo e informação por meio de suas sete empresas que prestam assessoria e consultoria a empresários e investidores. Há dois anos publica as suas avaliações de tendências ao mercado imobiliário brasileiro em boletins bimestrais já consagrados, tornando-se referência indicativa a grandes veículos de comunicação. Em 2014, repetiu o feito no segmento hoteleiro. Nesta ano, inovou utilizando a plataforma multimidia para lançar em abril de 2015 a Stortti TV, já disponível na página web  www.mstortti.com .
As edições inéditas da Stortti TV são lançadas quinzenalmente com o objetivo de atender os questionamentos de gestores públicos e privados nos dias de hoje, no Brasil e no exterior. Crise mundial, otimização dos investimentos, estamos no caminho certo? Quais são os riscos para novos empreendimentos? Essas abordagens estão na pauta do programa validando que o sucesso de um projeto está ligado diretamente a um bom plano de negócios, desde análise de pre-projeto até a sua implantação e operação.
A Stortti TV visa potencializar as ações de comunicação e transparência com o público, estando o seu programa quinzenal estruturado em dois blocos.
A M.Stortti Business Consulting Group é a certeza de plano de negócios estruturado de alto desempenho, excelência, ética, respeito, confiabilidade e criatividade de inovação para garantir a qualidade dos resultados. Em sua trajetória, tem mais de quatro mil alunos treinados pelo programa de formação prática em comércio exterior e legislação internacional criado junto à Fiergs.
As sete empresas que compõe o grupo e que compilam o conteúdo das pautas à Stortti TV são: MSCA, consultoria multisetorial voltada para plano de negócios em empresas públicas e privadas, logística, pesquisa de mercado e modelagem econômico financeira; MSH Gestão Hoteleira, voltada para o desenvolvimento e gestão hoteleira que presta suporte a investidores e operadores na implantação ou modernização de hotéis; MS Properties para o desenvolvimento imobiliário em projetos como mixed use, business centers, hoteis e logística imobiliária para investidores e proprietários de áreas; MStore para plano de negócios à gestão de espaços comerciais em estações de metrô, portos e aeroportos, parceria com grandes empresas internacionais do setor e desenvolvimento de franquias; MS ProInfra para projeto de logística, infraestrutura e meio-ambiente, atuando como coordenadora de demandas e na estruturação master plan; SCI compondo o braço financeiro do grupo, atuando em planos de negócios e captação de funding, linhas de crédito do sistema BNDES e fundos de pensão, seja para comprar empresas, crescer ou capitalizar seus ativos; Maurênio Stortti Advogados com know how em parceria público-privada, joint ventures, petróleo e gás, direito administrativo e demandas empresariais; MSParticipações, investidora anjo em projetos de tecnologia e gestora do programa business partners da M.Stortti.
PUBLICIDADE INVERTIDA
Muito provavelmente você não apenas conheça o termo pechincha, como já deve ter pedido um desconto para conseguir comprar algo que gosta, precisa ou deseja em algum momento. Entretanto, para mobiliar a sua mais nova casa, a publicitária Carol Lara resolveu elevar essa prática a outro patamar.
Com a lista de itens que precisa em mãos, ela resolveu fazer o que chamou de "publicidade invertida" e está convidando as marcas varejistas para lhe oferecer os melhores descontos e formas de pagamento.
O varejista que ganhar a disputa vai ser o escolhido por Carol para a compra de todos os itens da casa que precisa. Além disso, a publicitária fará uma espécie de mídia espontânea da marca ao contar o resultado final em sua  página no Facebook e também no Tumblr que criou para a ação ( Confira aqui ).
"É uma espécie de brincadeira publicitária, mas a intenção mesmo é comprar as coisas para a minha casa com o menor preço? E quem sabe levantar o debate dessa publicidade invertida, já que meus amigos são, em sua maioria, publicitários", conta Carol.
AGÊNCIA HAVAS
Em sua maioria, estações de rádio procuram equilibrar sua grade entre músicas e hardnews, a fim de informar e também entreter. Mas uma rádio de Istambul, na Turquia decidiu ir além e juntar as duas coisas em um só produto.
Assinado pela Agência Havas, a estação Acik Radio lançou a "The Song of the Day", um projeto que lança uma música diariamente, sempre de acordo com as principais manchetes do dia.
A forma inovadora de noticiar reúne diferentes músicos, entre famosos e amadores que, a cada dia, escrevem e produzem um novo single. Na primeira semana, por exemplo, foram lançadas canções sobre a morte do escritor Eduardo Galeano, o terremoto no Nepal e o naufrágio de refugiados no mar da Itália. Os ritmos variam entre o pop, jazz, rock, instrumental e até um coral.
O projeto já está em curso e terá duração de 20 dias.
SELO INOVAÇAO 
A necessidade de agilidade, talento, tecnologia e conexão global para desenvolver marcas no cenário internacional é  traduzida na identidade visual do novo selo, marca e troféu do 43º Prêmio Exportação RS, mais importante reconhecimento do País no setor, que será entregue em 15 de junho no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre. O conceito Marcas que Inovam aqui Vencem lá Fora, em destaque na campanha assinada pela Competence, está alinhado com o tema desta edição   Inovação como Caminho para Exportar Marca e Alavancar a Competitividade no Mercado Internacional, definido por 19 instituições do setor exportador que formam o Conselho responsável pelas diretrizes do reconhecimento que ultrapassa 40 anos.
"Queremos estimular e lembrar que para ser competitivo no mercado internacional é preciso inovar sempre e agregar valor ao produto. Empresas que acreditam na tecnologia e no talento criam um caminho para exportar marca própria e alcançar um diferencial no comércio exterior", diz o CEO do Prêmio, Paulo Marcelo Tigre. O visual do logo do evento, promovido pela ADVB/RS, e o design do troféu que será entregue às empresas homenageadas, foram desenvolvidos pela Zorzo Design Estratégico. De acordo com a diretora da empresa, Luciane Zorzo, o mundo contemporâneo representado na nova expressão gráfica da premiação é montado por partículas, dando o tom das inter-relações que hoje ocorrem sem fronteiras rígidas.
Sobre o Prêmio Exportação RS
Realizado há 43 anos, é considerado o maior evento do seu segmento no Sul do País. Valoriza empresas que obtiveram os melhores resultados mercadológicos e desenvolveram estratégias inovadoras para expor e comercializar seus produtos no mercado internacional. A premiação é promovida pelas 19 das mais representativas instituições vinculadas ao segmento exportador brasileiro, que formam o Conselho do Prêmio Exportação RS. As vencedoras são avaliadas em dois grupos de categorias. As qualitativas abrangem Destaques Mercadológico, Setorial, Inovação Tecnológica, Avanço Global, Serviços de Suporte à Exportação, Traiding e Pequeno Desbravador Internacional. Nas quantitativas estão as categorias Trajetória Exportadora Master, Diversificação de Mercados, Dinamismo Exportador e Destaque Exportador. O prêmio especial Personalidade Competitividade Internacional homenageia um empresário que seja  referência no mercado externo para o Rio Grande do Sul e Brasil.
FUSÃO DPZ E TERTEKA
Maurice Lévy, chairman e Chief Executive Officer do Publicis Groupe, anunciou a união de dois ícones do mercado publicitário brasileiro: DPZ e Taterka. A DPZ&T será uma das maiores agências de publicidade do Brasil e nasce com a missão de figurar entre as melhores do mercado. Estão no portfólio da nova agência clientes como Itaú, McDonald?s, Vivo, Natura, Grupo BMW (carros, motos e a marca Mini), Polenghi, Kimberly-Clark, Coca-Cola, Dotz, Azul, BM&FBovespa e Bombril, além de trabalhos para as organizações não-governamentais SOS Mata Atlântica, Instituto Ronald McDonald"s, Fundação Telefônica, Fundação Itaú Social com o Itaú Criança e Instituto Akatu.
"É um orgulho apresentar ao mercado a união de duas agências que se destacam por seu intrínseco talento criativo, rigor estético e parcerias perenes com grandes marcas. A DPZ&T soma histórias de muito sucesso e terá o desafio de manter-se no topo no Brasil, consolidar sua atuação na América Latina e brilhar na cena global", afirma Maurice Lévy. Com sede em São Paulo e escritório no Rio de Janeiro, a nova agência terá uma atuação que ultrapassa as fronteiras brasileiras, atendendo clientes, como McDonald´s e Natura, em países latinos.
A DPZ&T será comandada por Eduardo Simon, antes sócio e COO da Taterka, na posição de CEO e Tonico Pereira, ex-diretor geral na DPZ, como COO. Cerca de 280 profissionais integrarão a DPZ&T, que será instalada no novo São Paulo Corporate Towers. A mudança está prevista para agosto, mas o trabalho de integração será iniciado já em junho. Os principais executivos das duas agências continuarão a liderar a recém-formada DPZ&T e nomeações específicas serão anunciadas nas próximas semanas. A empresa contará com José Passos como vice-presidente.
ESTRATÉGIA
Últimas semanas sobre a nova atualização do algoritmo do Google, o fato é que mais uma vez o gigante mundial de buscas dá um empurrão certeiro no mercado: quem não se adaptou às estratégias digitais no  mobile terá que fazê-lo. Claro que tudo começa com um bom site, mas isso é apenas  a ponta do iceberg.
Alardeado como a promessa de um marketing cada vez mais personalizado, em tempo real, e que revolucionaria as estratégias com as tecnologias que permitem o geotargeting e o contato por proximidade, o mobile marketing ainda caminha acanhado no Brasil. Grandes empresas investem em campanhas mais voltadas para o branding e para o engajamento de marca, e o Google (sim, ele novamente!), acabou se antecipando com a geolocalização dos anúncios do Adwords. Agora, feliz ou infelizmente, o mobile terá que voltar à pauta.
E, acredite, não é por falta de adoção da tecnologia. Segundo o IDC, a venda de smartphones no Brasil subiu 55% em 2014, o que representou 54,5 milhões de unidades vendidas. Modelos a preços competitivos conseguiram ganhar seu espaço, mesmo em vista de um cenário econômico pouco favorável, que vem se arrastando desde o ano passado.
O problema não é a adoção da tecnologia por parte do usuário, e tampouco é a potencialidade dos dispositivos que ele tem nas mãos. A questão é que as empresas brasileiras ainda exploram pouco esse universo, preferindo adaptar estratégias digitais para outras telas, ou até mesmo do offline, para o mobile. Mais do que branding, o mobile é muito relevante para vendas, quando aliado à geolocalização e à oferta personalizada de produtos e serviços, com base na referência geográfica do consumidor.
Quem está se adiantando frente a esse mercado são as empresas de tecnologia, como o Google, que utilizam a geolocalização como um fator de importância para o anunciante, e startups, como o Waze, que uniu a prestação de um serviço para o usuário - o de localização - com a oferta de produtos e serviços relacionados ao trajeto. Outros já cruzam dados de deslocamento e histórico de compras para oferecer ofertas relacionadas ao cliente. O problema, talvez, é que algumas dessas iniciativas sejam mais invasivas do que engajadoras, e gerem mais uma experiência ruim do que uma oportunidade de venda.
Com o passo que o Google dá ao eleger o mobile como a próxima peça a ser movida no jogo das buscas, fatalmente as empresas terão que lançar um novo olhar sobre suas estratégias para a terceira tela.
MELHORES SEGUNDOS DA VIDA
Um almoço inesquecível em família, um momento de alegria entre pai e filha, o primeiro beijo na pessoa amada. Quanto tempo duram esses momentos?  Esse é o mote da nova campanha do Grupo Zaffari. Para o aniversário de 80 anos do grupo supermercadista, a campanha assinada pela Agência Matriz faz uma reflexão sobre o tempo e a valorização das coisas mais simples que vivenciamos ao lado de pessoas amadas. O filme foi todo realizado em técnica high speed, e traz uma brincadeira entre a fantasia e o real. Para fazer alusão ao tempo que fica para sempre na memória, as cenas são retratadas em câmara lenta, combinando arte e fotografia.
Produzido pela Zeppelin Filmes, o vídeo tem na estética um dos seus fortes pilares. "Esta campanha é um passeio audiovisual por um álbum de lembranças que hipnotiza o espectador pelo seu ritmo e beleza das imagens. O filme mostra quando a palavra "tempo" ganha outro significado, e vira um "momento" que, por isso, se torna eterno e vira lembrança", comenta Fred Luz, diretor de cena da Zeppelin Filmes.
PERFORMANCE
Em tempos de crise e, principalmente de mercados tão competitivos, muito se fala de resultado e performance. Agências de publicidade tradicionais e principalmente digitais de pequeno, médio e grande portes já absorveram o uso frequente destas palavras e as aplicam em todo e qualquer tipo de debate empresarial. Defendem com unhas e dentes, diante de seus clientes e do mercado, a importância de agir e reagir com performance e resultado.
Desta forma, o famoso ROI virou o "REI". E, como a história conta, o Rei é quem manda e, para ele, o que importa são os fins e não os meios, afinal, o momento que vivemos exige isso, certo? Errado! Em um cenário onde a informação, como matéria-prima, está cada vez mais abundante, o primeiro erro que se comete é confundir performance com resultado.
Embora existam no mercado publicitário muitos conceitos, teorias e técnicas circulando, a sensação que se tem é a de que as agências e seus clientes estão atribuindo valor às estratégias digitais através da procura por representações mirabolantes para uma questão extremamente básica, como se para alcançar resultados grandiosos ou desafiadores fosse necessário reinventar a roda ou criar soluções super complexas.
Performance é muito mais simples do que isso, é uma prática diária, uma metodologia que prevê a realização minuciosa de atividades estratégicas definidas a partir de informação e gerando muito mais informação. Nesse sentido, as estratégias digitais têm se destacado através dos 3 V"s do Big Data: Volume, Variedade e Velocidade. No entanto, performance não se resume a execução perfeita das atividades - o nome disso é processo. Performance é a forma como se enxerga a atividade, os impactos dela no ambiente no qual ela foi aplicada e principalmente de que forma estes impactos realimentarão a estratégia.
Portanto, performance apesar de sua simplicidade, vai muito além da obtenção de resultados objetivamente. Está profundamente ligada à forma de ver e conduzir os processos e atividades. Sendo assim, performance não torna o resultado menos importante. Ela torna ele mais fácil.  Por outro lado, não adianta que as agências carreguem esse conceito apenas como argumento de venda ou mantenham toda metodologia de performance só com ela. É fundamental que essa metodologia seja compreendida e aceita pelos seus clientes de forma profunda para que seja realizada com sucesso.
SHOPPER EXPERIENCE
Com produtos inovadores e serviços exclusivos, a Shopper Experience - empresa brasileira líder da indústria de mystery shopping (cliente secreto) - produz conhecimento sobre a experiência dos clientes com produtos e marcas. O trabalho de uma equipe formada por especialistas experientes na avaliação do atendimento ao consumidor por meio da metodologia de pesquisa baseada no cliente secreto - conceito que foi implementado no Brasil por Stella Kochen Susskind, fundadora e presidente da Shopper Experience -, faz com que a Shopper Experience tenha o maior índice de recompra e recomendação do setor, atendendo a clientes como C&A, Bradesco e TAM, entre outros.
A Shopper Experience possui uma área de negócios para atuar com a diversidade, ou seja, investir na formação e no treinamento de uma rede de clientes secretos diferenciada que traz para os gestores a sensação retrô, mas eficiente, de "barriga no balcão". Entre os principais ativos da Shopper Experience está o profundo conhecimento do universo do consumidor e dos clientes. Com o maior banco de dados composto por clientes secretos do país, 80 mil consumidores, a Shopper Experience desvenda o emocional com a razão, aliando pioneirismo e inovação constante - o que torna a empresa uma referência nacional no mercado de pesquisas. Entre os produtos da Shopper Experience, destacam-se Secret Shopper/Cliente Secreto, Customer Experience e Pesquisas ad hoc (qualitativas e quantitativas).
Stella Kochen Susskind, presidente da Shopper Experience, é autora do livro "Cliente secreto - A metodologia que revolucionou o atendimento ao consumidor". A executiva ministra palestras internacionais e nacionais; atua há 15 anos no Conarec e é responsável pela pesquisa e premiação "As empresas que mais respeitam o consumidor". www.shopperexperience.com.br
SINAPRO  RS
Temas importantes e atuais, como a implementação do eSocial, que passará a ser obrigatório a partir de 2016, estão no foco do 2º Meeting Tributário, promovido pelo Sindicato das Agências de Propaganda do RS (SINAPRO-RS), em parceria como escritório Rafael Pandolfo Advogados Associados. O evento ocorrerá no dia 03 de junho (quarta-feira), das 9h às 12h, na Sede da ADVB-RS (Rua Celeste Gobbato s/ nº - bairro Praia de Belas), com entrada franca para associados da entidade. Na ocasião, também serão abordadas a utilização da Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e as vantagens das Ações Judiciais Coletivas.
Conduzidas pelos advogados do SINAPRO-RS, Airton Bombardeli Riella e Rafael Borin, as palestras têm o objetivo de sanar dúvidas e esclarecer as novidades nos procedimentos de elaboração das informações contábeis das empresas. "É preciso entender como usar a novas tecnologias e identificar a obrigatoriedade ou não da emissão de nota fiscal eletrônica, por exemplo", destaca Riella. "Estas mudanças que ocorreram recentemente vão impactar no custo operacional das empresas, porque será necessário destinar equipe ou contratar escritório contábil para atender às novas demandas", completa o assessor jurídico.
O encontro é dirigido a diretores, profissionais da área financeira e contadores de agências representadas pelo Sindicato, mas também está aberto para empresas não associadas, mediante investimento de R$ 100,00 por pessoa. As inscrições devem ser feitas pelo email [email protected] até o dia 02 de junho.

Autor
Publicitário,há mais de 35 anos atua no mercado da Comunicação. Acumula passagens por agência e veículos de comunicação, no Rio Grande do Sul, Brasília e Santa Catarina. Hoje, atua como gestor da Inovação,empresa com foco em representação de veículos e produtos próprios. Foi responsável pela Coluna do Nenê, que era publicada no jornal ABC, do Grupo Sinos, e nas redes sociais.

Comentários