Coisas que a faculdade não ensina

Atualmente não sei quantas cadeiras são destinadas à assessoria de imprensa na grade curricular de jornalismo, mas na minha época, tive apenas uma. E …

Atualmente não sei quantas cadeiras são destinadas à assessoria de imprensa na grade curricular de jornalismo, mas na minha época, tive apenas uma. E pelo que parece, ainda segue assim. Um grande mestre foi meu professor e ensinou coisas que levo comigo até hoje. Porém, o mínimo de horas não é suficiente para ensinar o que, na prática, de fato temos que aprender. Talvez nem tenha mesmo como ensinar, só vivenciando para ir agregando certas "competências".
Já tive algumas oportunidades de conversar com alunos sobre isso e de tentar contar um pouco de tudo que nos envolvemos. Essa dinâmica é enriquecedora e vai além do que os livros ensinam.
Assessor de imprensa é um pouco de professor de português, que se preocupa com cacoetes de expressão, com pronúncias equivocadas e até mesmo com o "nome artístico" do seu assessorado. Porque me desculpem quem usa, mas não vejo a menor necessidade de ter creditado nome e todos os sobrenomes, isso quando não há nomes conjuntos.
Personal stylist também é uma de nossas atribuições, que com todo o cuidado do mundo, quando necessário, temos que interferir no nó da gravata, na meia-calça rasgada, no cabelo despenteado, no botão do terno e na postura ao sentar. E acreditem, nós só queremos o bem dos nossos assessorados.
Nos preocupamos com a qualidade das respostas nas entrevistas, com o tom de voz, com o "não deslumbramento" da exposição e com o exato pensamento do assessorado na hora de redigir artigos. Lidamos com o cuidado para que o olhar seja direcionado para o repórter e não para câmera, para que a fala tenha uma distância de um palmo do microfone e com o cenário apropriado para fotos.
A intimidade e a liberdade de poder contribuir com tudo isso que citei acima - além de muitas outras tão corriqueiras - só pode dar boa coisa. Para isso, a relação assessor-assessorado não precisa de melindres, deve ser desapegada de vaidades e sempre, eu disse sempre, ser sincera e recíproca.

Autor
Grazielle Corrêa de Araujo é formada em Jornalismo, pela Unisinos, tem MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político, na Estácio de Sá, pós-graduação em Marketing de Serviços, pela ESPM, e MBA em Propaganda, Marketing e Comunicação Integrada, pela Cândido Mendes. Atualmente orienta a comunicação da bancada municipal do Novo na Câmara dos Vereadores, assessorando os vereadores Felipe Camozzato e Mari Pimentel, além de atuar na redação da Casa. Também responde pela Comunicação Social da Sociedade de Cardiologia do RS (Socergs) e da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV). Nos últimos dois anos, esteve à frente da Comunicação Social na Casa Civil do Rio Grande do Sul. Tem o site www.graziaraujo.com

Comentários