Das inteligências

Quantas vezes na vida nos deparamos com pessoas que, apesar do baixo grau de educação formal, têm uma enorme inteligência? Pois com estas temos …

Quantas vezes na vida nos deparamos com pessoas que, apesar do baixo grau de educação formal, têm uma enorme inteligência? Pois com estas temos muito a aprender. Porque são profundos observadores da alma humana, da natureza, da vida. Na observação e na reflexão acerca destes fatos está boa parte de sua inteligência. Não basta apenas observar, mas o que se faz com esta observação (reflexão).
Porque o universo pode estar mesmo em uma casca de noz. A partir de um microcosmo, podemos expandir diversas vezes (em alguns casos, infinitas) a reflexão e o raciocínio para um macrocosmo e podemos ainda replicar o modelo reflexivo para outras situações.
Na faculdade, estudei sobre o teste de QI. Era moda as pessoas ficarem satisfeitas por ter um QI elevado, quando na verdade este mede um conjunto de habilidades específicas, mais ligadas à memória e ao raciocínio concreto. Com relação à abstração, não é o teste ideal (se é que há algum teste que efetivamente meça a capacidade de abstração de forma adequada).
Nas últimas décadas, houve uma pulverização de atividades e interesses. Com esta pulverização de atividades e até de profissões, pode-se observar o crescimento de muitas habilidades e formas de inteligência até então colocadas em um segundo plano. O ser humano pode apresentar de forma mais sólida seu lado multifacetado e desenvolver aspectos antes adormecidos. Rumamos então para o aumento da exploração das potencialidades do ser humano. O aumento da exploração de suas inteligências, de suas competências e, junto com isto, o aumento de suas possibilidades de felicidade.
Promoção Perfume Mágico - frase vencedora!
A frase vencedora da promoção é: "Sinto no ar o perfume dos dias de amor!". Como podem ver, reúne nesta frase o que é um perfume (que está presente no ar, criando uma atmosfera ao seu redor) e uma das emoções a que ele é mais afeito: o amor.
Elis - uma biografia musical
Recebi do pessoal da Arquipélago Editorial (editora daqui de Porto Alegre, um exemplar de "Elis - uma biografia musical"
Com uma pesquisa realizada ao longo de três décadas, Arthur de Faria entra a fundo no universo de Elis. Arthur mantém uma conversa bem-humorada com o leitor, apresentando facetas e casos desconhecidos daquela que foi a maior voz do Brasil. E ele, com seu ouvido apurado, mostra tudo que Elis nos legou, da mais desconhecida canção ao espetáculo mais deslumbrante. Ensolarada e sorridente como ela, plena de musicalidade, esta biografia nos ajuda a entender por que Elis vive.

Comentários