O treino para exposição

Em um mundo ideal, todos que almejam ou precisem dar entrevistas deveriam ter a oportunidade de fazer um media training. É o momento da …

Em um mundo ideal, todos que almejam ou precisem dar entrevistas deveriam ter a oportunidade de fazer um media training. É o momento da preparação, da verdade, da nudez de falsos moralismos e de muito aprendizado.
Uma equipe formada por colegas de jornal, TV, rádio e internet, com fotógrafo e cinegrafista, faz o excelente trabalho de instigar, de aproximar os assessorados à realidade que logo estará batendo à porta. É um treinamento muito valioso, uma maneira de expor o outro lado do balcão e uma segurança para que, mesmo quando forem pegos de surpresa, os entrevistados tenham um norte e concedam uma entrevista mais confiantes.
Quem está exposto precisa estar preparado. Uma palavra, um gesto e até mesmo um piscar de olhos mais lento, pode ser a chamada de capa do jornal do dia seguinte. Pode parecer exagero, mas é muito mais comum do que se imagina.
Media training também é uma forma de criar intimidade com a imprensa. Os jornalistas não são malvados, mas estão sempre atrás de um furo, de uma foto genial, de uma declaração marcante. Em tempos de crise, essa busca aumenta ainda mais. Não dá pra dar mole. E nem passar vergonha.
Treino é treino. Jogo é jogo. Na hora da verdade rola improvisação, conversas e declarações em off e combinações entre assessores e jornalistas. Mas o básico, pelo menos, é preciso saber e ter domínio.
Quase surtei há alguns meses quando, em uma novela, um assessor orientou seu assessorado para olhar para câmera. Amigão, esse comentário só pode ser feito se estivermos falando de políticos. E são dicas como estas que justificam o investimento em media training, além de facilitar a doce vida dos assessores de imprensa.

Autor
Grazielle Corrêa de Araujo é formada em Jornalismo, pela Unisinos, tem MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político, na Estácio de Sá, pós-graduação em Marketing de Serviços, pela ESPM, e MBA em Propaganda, Marketing e Comunicação Integrada, pela Cândido Mendes. Atualmente orienta a comunicação da bancada municipal do Novo na Câmara dos Vereadores, assessorando os vereadores Felipe Camozzato e Mari Pimentel, além de atuar na redação da Casa. Também responde pela Comunicação Social da Sociedade de Cardiologia do RS (Socergs) e da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV). Nos últimos dois anos, esteve à frente da Comunicação Social na Casa Civil do Rio Grande do Sul. Tem o site www.graziaraujo.com

Comentários