Sabão de soda na língua

Há expressões, talvez muito expressivas quando foram criadas, que se desgastaram tanto com o tempo que se tornam irritantes. Não suporto mais ver "caiu …

Há expressões, talvez muito expressivas quando foram criadas, que se desgastaram tanto com o tempo que se tornam irritantes. Não suporto mais ver "caiu como uma luva". Todo dia tem alguém na internet usando-a. Por mais importante que seja o que o camarada está dizendo, me sinto prevenido - se deixar levar por lugares-comuns é sinal no mínimo de preguiça mental. Todo mundo tem o dever de passar um sabão de soda na língua. Nossa língua somos nós, cada palavra traz nosso DNA, até as pausas numa frase nos denunciam. Se pra pensar precisamos nos apoiar em clichês, fica a suspeita de que bem no fundo não começamos a pensar.
Quando eu era pequeno, se dizia apenas "se ajustou ou serviu como uma luva". Sei que o "caiu" aí vem no sentido de "cair bem", mas, confesso, me soa esquisito ao se falar de uma luva, fora em frases do tipo "te cai bem usar luvas". Veja, a expressão é sempre usada para demonstrar um ajuste perfeito, não que ficou elegante.
Somos Educação
Recebi um e-mail do grupo Somos Educação - leia-se, Ex-Abril Cultural - me comunicando que tinham despedido todos os editores de literatura da Ática e da Scipione. O foco agora são livros didáticos e paradidáticos. Um dos diretores declarou aos jornais: "Nosso negócio é escola". É isso mesmo, o negócio é escola, não educação. Ninguém que se intitula ser educação elimina a literatura da sua vida.
É o fim do mundo
A seita eBiblie Fellowship, com sede nos Estados Unidos, disse que o mundo ia acabar dia 7 de outubro deste ano. Bom, os crentes chegaram à conclusão depois de consultar de novo a Bíblia e refazer os cálculos, porque pelas contas anteriores o mundo devia ter acabado dia 21 de maio de 2011. Das duas, uma: ou eles são péssimos em interpretação de texto ou são péssimos em matemática.
PS1: Escrevo bem antes do dia 7, mas aposto que os crentes erraram de novo - e vão errar nas próximas previsões, porque os crentes não aprendem o básico: desconfiar das próprias crenças.
PS2: o mundo vai acabar sim, pra cada um desses crentes, por velhice, doença ou bala. Espero ir ao enterro de vários deles.
Mistérios da natureza
A maçã cai e a lua não cai pelo mesmo motivo, a gravidade. O homem tem mais pelos e menos pelos (vide carecas) pelo mesmo motivo, testosterona. Enfim, Deus não é confiável - por que complicar à toa?
Haroldo de Campos
Ele diz que não é tradutor, mas transcriador. Manjo. É o mesmo caso do dentista que se diz odontólogo.
Catando na internet
- UOL: "Larissa vai até a agência exigir o pagamento do cachê do evento que ela trabalhou como recepcionista". Grifo meu. Tenho visto muito frases assim, em que o autor não distingue entre um simples "que" e um "em que".
- UOL: "Um mínimo de moralidade não faz mau". Bom, não saber quando é "mau" ou "mal" é um clássico.
- BBC: "Os remanescentes dessa criatura grande e que se assemelha a um roedor, fornece pistas sobre como os mamíferos "dominaram" a Terra após o desaparecimento quando os dinossauros desapareceram". Mais uma prova de que o corretor do Word não substitui o velho revisor de texto.
- Zero Hora: "Após boatos de separação, Gisele Bündchen e Tom Brady vão juntos à casamento". A crase não foi feita pra humilhar ninguém, disse Ferreira Gullar. Mas como disse meu amigo Mário Goulart, a verdade é que humilha. E numa manchete, que vosmecês acham?

Autor
Ernani Ssó se define como ?o escritor que veio do frio?: nasceu em Bom Jesus, em 1953. Era agosto, nevava. Passou a infância ouvindo histórias e, aos 11 anos, leu seu primeiro livro sozinho:Robinson Crusoé. Em 1973, por querer ser escritor, entrou para a Faculdade de Jornalismo, que deixou um ano depois.  Em sua estréia, escreveu para O Quadrão (1974) e QI 14,(1975), publicações de humor. Foi várias vezes premiado. Desenvolve projetos literários para adultos e crianças.

Comentários