Transformações e permanências

É sabido que estamos atravessando um período de grandes transformações. Não apenas do ponto de vista tecnológico, mas de comportamento humano. Acredito fortemente que …

É sabido que estamos atravessando um período de grandes transformações. Não apenas do ponto de vista tecnológico, mas de comportamento humano. Acredito fortemente que de tempos em tempos a humanidade se depura. Neste momento, engalfinham-se pessoas pelo poder, pelo dinheiro, pela força bélica. Estes movimentos terminam por gerar uma eliminação automática, quer destas pessoas, quer das pessoas que são alvo. O tempo muitas vezes não pode ser medido em dias ou meses, mas anos. Mas se fizermos um movimento de afastamento, observando melhor e mais de longe o que se passa, entenderemos de forma mais abrangente.
Meu pai dizia que para observar melhor a multidão e seu comportamento, basta subir em um banquinho. Esta metáfora me acompanha e assim será por muitos séculos.
No século XXI, pode o leitor observar que as reações estão mais viscerais, intestinas. São tomadas com pouco pensamento e muita (normalmente) raiva. Pouca composição e muita destruição. As pessoas não querem (ou não conseguem) parar e refletir um pouco, seja por estarem sendo esmagadas pela rotina, seja pela falta de capacidade, seja por preguiça por viverem em um modelo em que o clique do mouse não apenas é instantâneo, mas resolve.
É preciso dar o tempo para semear, para germinar, para depois colher. E é preciso dar o tempo para observar. Não estou preconizando coisas mais demoradas em detrimento de outras, mais rápidas. Bem sei que a sociedade está por demandar decisões rápidas, quase instantâneas. O que preconizo, isto sim, é a análise, a crítica e a observação. Pode ela ocorrer no ciclo mais longo ou no ciclo mais curto, desde que ocorra.
O ser humano repete comportamentos e características desde que surgiu no mundo. Porém, travestido pelos trajes de época, confunde observadores menos atentos, fazendo-os crer de que se trata de um outro ser humano. Mas a gênese dele está lá, agindo como sempre.
Há, portanto, ventos de mudança. E há aqueles aspectos que perpassarão a humanidade.
Hinode
Recebi gentilmente produtos da Hinode, empresa brasileira de venda direta de cosméticos, que conta com 200 funcionários e 65 mil consultores espalhados por todo o Brasil. Pude comprovar o altíssimo nível de qualidade, além de uma entrega qualificada e personalizada. Convido os leitores e leitoras a conhecer mais em www.hinode.com.br. Acesse já!
Sobre a promoção Perfume Mágico:
Diante da grande quantidade de frases recebidas, o vencedor será divulgado na próxima semana.

Comentários