Amigo de assessor

Todos temos amigos e conhecidos médicos, advogados, engenheiros e professores. E tem os que conhecem jornalistas e assessores. Nesses, há dois tipos: os que …

Todos temos amigos e conhecidos médicos, advogados, engenheiros e professores. E tem os que conhecem jornalistas e assessores. Nesses, há dois tipos: os que lembram de ti para contribuir, e os que adoram pedir.
Como nós, assessores, temos amigos nas redações, compartilhar uma boa pauta vinda "do leitor" é quase um dever. Faz parte do instinto e da vontade de contribuir com informações. Um furo então, nem se fala!
Mas também tem os parceiros que adoram pedir favores. "Põe isso na TV para mim", "Ah, sei que tu és amiga daquela jornalista, pede para ela colocar minha empresa na página dela", ou então os que te pedem para escrever texto para eles. Sim, existem esses também.
Não é um problema, adoro todos os tipos de amizade. Mas por trás da notícia, tem um penso, anos de dedicação, de relacionamento e de uma busca por qualificação constante. E isso custa. Não entregamos um produto pronto, não fabricamos em série, não somos máquinas automatizadas. Mensurar isso é sempre um grande desafio, principalmente na hora de cobrar.
Nada disso impede o pedido. O xis da questão é saber qual a resposta quando a pergunta chega. Porque jornalismo é amor e sobre amor nada pode ser previsto.

Autor
Grazielle Corrêa de Araujo é formada em Jornalismo, pela Unisinos, tem MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político, na Estácio de Sá, pós-graduação em Marketing de Serviços, pela ESPM, e MBA em Propaganda, Marketing e Comunicação Integrada, pela Cândido Mendes. Atualmente orienta a comunicação da bancada municipal do Novo na Câmara dos Vereadores, assessorando os vereadores Felipe Camozzato e Mari Pimentel, além de atuar na redação da Casa. Também responde pela Comunicação Social da Sociedade de Cardiologia do RS (Socergs) e da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV). Nos últimos dois anos, esteve à frente da Comunicação Social na Casa Civil do Rio Grande do Sul. Tem o site www.graziaraujo.com

Comentários