Uma década de jornalismo e muita gente boa no caminho

Completei essa semana 10 anos de formada em Jornalismo. Na minha mente, passou uma verdadeira retrospectiva, que começou lá na época de estagiária na …

Completei essa semana 10 anos de formada em Jornalismo. Na minha mente, passou uma verdadeira retrospectiva, que começou lá na época de estagiária na rádio da Assembleia Legislativa. Tive o privilégio de aprender com um dos mestres da rádio gaúcha, o doidinho Gustavo Mota. Foram dois anos de entrevistas com deputados, de cobertura de votações importantes e de um episódio que ficará para sempre na memória: a cobertura integral do velório de Leonel Brizola, em Porto Alegre. Depois disso, tive o privilégio de conviver com pessoas incríveis no porão do Palácio Piratini. Entre elas, Núbia Silveira, Soraia Hanna, Sandro Schreiner, Gilberto Jasper, Sid D" Jesus, Caren Luce, Léa Pinto, Rui Felten e Nora Elza. Tem muitos outros que não citei aqui, mas que acrescentaram demais na minha vida.
Então, em 28 de julho de 2006, numa noite gelada no Campus da Unisinos, eu recebi o valioso diploma de jornalista. Foi pura emoção, só não foi maior pelo impedimento dele ser entregue pelo meu pai, pedido que me foi negado pela reitoria, mas que não passou em branco no meu discurso. Mas meu velho, Sergio Araujo, sabe o quanto ele foi responsável pela liberdade da minha escolha e por seguir adiante a carreira que ele construiu com muito êxito.
De lá para cá, colecionei grandes amizades por onde passei. Sou grata a tanta confiança depositada numa recém-formada, mas cheia de sangue no olho para aprender e fazer tudo bem-feitinho. Almir Freitas, Vilson Noer, Mel Danda, Karla Pimentel, Vanessa Gomes, Alana Boop, Mariana Lubke, Ana Cássia Hennrich, Arlete Bernardes?tanta gente do bem fez parte da minha história na comunicação da Uffizi e da CDL Porto Alegre. E os amigos que o jornalismo me deu que têm um lugar especial no coração: Giane Guerra, Affonso Ritter e Bela Hammes.
Nesse caminho, fui buscar novos horizontes e entender os outros braços da comunicação. Me apaixonei. Pela publicidade, pelo marketing, por serviços, por inovações, ideias malucas e todo esse agito todo que só a experiência de estar dentro de uma agência de publicidade te proporciona. Todo o meu agradecimento ao Tadeu Viapiana e ao Alexandre Pradier, por tanta confiança nos anos que estive na Centro. E recentemente, Caco Keller, Airton Rocha e Patricia Carneiro contribuíram para que eu me tornasse uma profissional mais completa enquanto estive na Martins + Andrade.
Hoje, o desafio é reforçar a imagem de uma instituição pública, que completa 85 anos e cuida da vida de mais de um milhão de gaúchos. Ao presidente Parode e toda a sua equipe: estamos juntos. À minha equipe: não sou ninguém sem vocês, Shana, Ju, Humberto e Antônio. Sem esquecer dos meus amados clientes que me confiam a responsabilidade de responder pela comunicação de suas marcas. E claro, um carinho todo especial ao Vieirinha, do Coletiva.net, por abrir as portas deste baita portal para uma amante das palavras e inquieta por textos. Ah, e um beijo carinhoso no meu marido Rafael, que entende essa doideira toda e que também aprendeu a admirar a comunicação social como ela realmente é.
Eu ficaria escrevendo o dia todo para contar tanta coisa legal que vivi, compartilhei e me diverti ao longo destes 10 anos. Trabalhar com comunicação é dar boas risadas, é se indignar com o desconhecimento das pessoas que acham que entendem do nosso negócio, é planejar, apagar incêndios, estar sempre em 220V e não ter rotina. Eu olho para trás e só agradeço. Vejo adiante e sonho com ainda mais conquistas, mais amigos, mais palavras e mais amor. Porque eu amo ser tudo isso.

Autor
Grazielle Corrêa de Araujo é formada em Jornalismo, pela Unisinos, tem MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político, na Estácio de Sá, pós-graduação em Marketing de Serviços, pela ESPM, e MBA em Propaganda, Marketing e Comunicação Integrada, pela Cândido Mendes. Atualmente orienta a comunicação da bancada municipal do Novo na Câmara dos Vereadores, assessorando os vereadores Felipe Camozzato e Mari Pimentel, além de atuar na redação da Casa. Também responde pela Comunicação Social da Sociedade de Cardiologia do RS (Socergs) e da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV). Nos últimos dois anos, esteve à frente da Comunicação Social na Casa Civil do Rio Grande do Sul. Tem o site www.graziaraujo.com

Comentários