Notícias de mercado da comunicação do RS.

Home Colunas Perigosa Internet

Perigosa Internet

Compartilhar
,

A todo momento, surgem na Internet (especialmente em redes sociais) e também no WhatsApp citações atribuídas a determinadas pessoas. Até aí não seria problema, se fossem verdadeiras (tanto as citações quanto as pessoas a que são atribuídas). O fenômeno não é novo, mas ele não para. E basta ter um pouco de conhecimento do autor da frase para saber que aquela citação ou aquele texto jamais poderiam pertencer àquele autor, por uma questão de estilo e abordagem. Atribuem, por exemplo, textos a William Shakespeare, que certamente nunca pertenceram ao autor (que deve se revolver na tumba a cada vez que isto acontece – e não são poucas). E dê-lhe texto atribuído a Vinícius de Moraes, Arnaldo Jabor, Pedro Bial, Luís Fernando Veríssimo e muitos, muitos outros. O antídoto para este mal é a cultura. Ter lido estes autores ou conhecido a época em que viveram, saber de algumas de suas idiossincrasias faz com que se tenha certeza que nunca pertenceram a eles.

O problema vai aumentando quando entra nas esferas econômica e política. São absolutamente incontáveis matérias de “veículos de comunicação” (sobre os quais nunca se ouviu falar que tratam de temas econômicos e fatos da vida corporativa sem nenhuma propriedade ou, o que é pior, de forma mentirosa, possivelmente com o objetivo de prejudicar a reputação de uma empresa ou desvalorizar suas ações. Igualmente, o antídoto a este mal é a informação. Primeiro, observe-se o veículo de comunicação fictício que está veiculando a matéria. Caso reste dúvida se ele existe ou não, pesquise na própria Internet e você encontrará sua existência. Ou não. O problema é ainda mais grave quando estas notícias saem sendo compartilhadas em redes sociais ou aplicativos de mensagens, pois as pessoas têm hoje uma pressa gigantesca em parecerem informadas, mesmo que de fato não o sejam. Então, dê-lhe compartilhamentos. E quanto mais compartilhamentos em uma “notícia”, mais compartilhamentos ela obtém, como é sabido. Sem falar ainda em notícias que até são verdadeiras, mas de 10 anos atrás – o que muda tudo.

Analisando agora o fenômeno na esfera política, o funcionamento é o mesmo. Quer trate-se de uma notícia de política internacional ou nacional, são atribuídas frases, fatos, decisões ou similares a nações ou governantes que têm potencial incendiário, mas que não passam de mentiras ou notícias mal dadas. Igualmente, conhecimento é o antídoto.

Está bem, alguns dirão, a política brasileira em especial nos últimos meses vem sendo pródiga em notícias inacreditáveis, mas que são verdade. Não tenho como tirar-lhes a razão. Mas sempre é preciso prudência e não entrar em clima de “Mata! Mata!”, nem de “Derruba! Derruba!”. Já disseram sábios muito mais sábios do que eu que o caminho da sabedoria (com o perdão da redundância pleonástica) está no meio. E é ali justamente que ele reside. Não falo dos sentimentos, mas das atitudes. Sobre os sentimentos, por sermos humanos, muitas vezes acabamos por explodir, implodir ou ter um sentimento que depois revela-se exagerado ou mesmo equivocado. Mas é preciso ter cuidado com as atitudes que resultarão destes sentimentos, para que não nos arrependamos.

Mas voltando às notícias falsas circulantes de forma intencional (ou não) na Internet e WhatsApp, pare, olhe e escute a voz da inteligência e não saia por aí espalhando a barbaridade. Ou pare, olhe, escute e espalhe, mas ciente de que a coisa é malcheirosa mesmo. Mas se dê este tempo, pesquise, informe-se. Ou somente vá até o “escute” do cruzamento dos trilhos do trem. Não passe adiante, pois você pode causar prejuízo à sua imagem, à imagem dos outros, à economia e espalhar ignorância. Cuidado.

West Coast – Verão 2018

A West Coast – que está comemorando 30 anos de existência – foi inspirar-se na costa oeste americana (a Califórnia) e em suas origens para lançar a coleção Verão 18. Traz a versatilidade (que é uma das marcas da empresa), que vai das cidades às praias, passando pelas montanhas e toda a qualidade e design inusitado em suas novas peças. Prepare-se: estas peças chegam às lojas já em agosto (servem de peças de uso pessoal ou para presentear seu pai  (que, como este que vos fala, certamente ficará muito feliz em receber um ou mais itens West Coast!). A linha reforça o conceito de modern worker já trabalhado pela marca, inserindo ainda o conceito de coworking, em que empresários, startups e nômades dividem espaço para trabalhar e desfrutar do estilo de vida californiano. Tudo isto está ao seu alcance, caro leitor! Conheça esta linha despojada, ao mesmo tempo altamente qualificada e com aquele magnetismo todo (vai ser difícil resistir, você vai ver) que só uma empresa com 30 anos pode oferecer. Anos e anos de estrada e sempre se renovando. Prepare-se para migrar para as lojas no início de agosto e comprar vários pares desta nova linha! Você veste West Coast, tanto por seus itens de vestuário, mas também por esta verdadeira experiência que é calçar um West Coast. Ninguém fica imune. Marque no calendário: começo de agosto e Go! Conheça mais e mais em www.westcoast.com.br!

Apaixonados por sushi – O imbatível Gokan

Não dá para não conhecer o Gokan! Ou ainda, não dá para ir poucas vezes ao Gokan! Porque no caso do Gokan infelizmente o estômago é limitado, pois as delícias não o são. Seja experimentando uma sequência de sushi, seja escolhendo itens especialíssimos de seu qualificado cardápio, seja em um saboroso jantar ou num delicioso almoço, a qualidade elevada está lá impressa: itens cuidadosamente selecionados, atendimento impecável, preço justíssimo, ambiente climatizado, localizado na melhor região de Porto Alegre, estacionamento localizado logo abaixo, são incontáveis as razões para você se deliciar com amigos, com a família, com o par perfeito, fazendo reuniões de trabalho, as opções são inúmeras. Não! Não vá me dizer que você NUNCA foi ao Gokan?! Vá hoje mesmo! www.gokan.com.br.