Aconteceu em Valparaiso

Por Marino Boeira

Estive no Chile algumas vezes e duas delas por via rodoviária, entrando no País pela fronteira com o Peru.

São cidades como Antofagasta, Arica, Iquiqui e Tocopilla, que pertenciam inicialmente à Bolívia e que foram ocupadas pelo Chile durante a chamada Guerra do Pacífico.

Seguindo rumo a capital, Santiago, passei alguns dias em uma das mais interessantes cidades chilenas, Valparaiso.

Ela e sua vizinha Vina del Mar, são cidades ligadas por um sistema de trens urbanos e com muitas atrações para os seus visitantes.

Valparaiso, que é o principal porto chileno, é uma cidade dividida em dois setores, a térrea, onde estão o porto e os órgãos públicos e a outra que ocupa as escarpas montanhosas em torno da cidade, onde vive boa parte da população.

As duas partes são ligadas por caminhos tortuosos e também por vários elevadores.

É nessa parte alta que estão as principais atrações culturais da cidade, inclusive uma das casas do poeta Pablo Neruda (1904/1973), hoje um museu. É a Casa Sebastiana, um das casas que Neruda tinha no Chile.

As outras duas são a La Chascona, em Santiago e Isla Negra, no litoral.

O país reverencia muito o seu poeta mais conhecido, mas não esquece outros dois, como Gabriela Mistral (1889/ 1957) e Vicente Huidobro(1893/1948) Neruda ganhou o Nobel de Literatura em 1971 e Gabriela Mistral em 1945 Numa praça, na parte alta de Valparaiso, os três estão reunidos para receber as homenagens dos chilenos e dos visitantes entre os quais me incluí.

Autor
Formado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), foi jornalista nos veículos Última Hora, Revista Manchete, Jornal do Comércio e TV Piratini. Como publicitário, atuou nas agências Standard, Marca, Módulo, MPM e Símbolo. Acumula ainda experiência como professor universitário na área de Comunicação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e na Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos). É autor dos livros 'Raul', 'Crime na Madrugada', 'De Quatro', 'Tudo que Você NÃO Deve Fazer para Ganhar Dinheiro na Propaganda', 'Tudo Começou em 1964', 'Brizola e Eu' e 'Aconteceu em...', que traz crônicas de viagens, publicadas originalmente em Coletiva.net. E-mail para contato: [email protected]

Comentários