Marketing da Terceira Idade

      O grupo inglês Datamonitor realizou uma pesquisa e descobriu que a publicidade está praticamente toda voltada para o público jovem, deixando de lado a …

      O grupo inglês Datamonitor realizou uma pesquisa e descobriu que a publicidade está praticamente toda voltada para o público jovem, deixando de lado a população com idade acima de 50 anos. No entendimento dos pesquisadores, isto pode se dever ao fato de os profissionais de marketing das agências de propaganda estarem situados nesta faixa etária. Dois aspectos são importantes de destacar, a partir destes fatos.
       O primeiro aspecto é que vivemos em um mundo que, em função dos constantes avanços tecnológicos e científicos, tem aumentada a expectativa de vida dos indivíduos. A cultura da busca de qualidade de vida nos impele neste sentido. Queremos viver melhor (mais saudavelmente), o que significa, lá na ponta, que viveremos mais. Só para ilustrar, pegando o caso brasileiro, a população com mais de 65 anos saltou de 4,01% em 1980 para 5,85% em 2000. E é importante salientar que o percentual de 4,01% era de um universo de 119.002.706 habitantes, o que daria 4.772.008 indivíduos. Já o percentual de 5,85% incide sobre a população total de 169.799.170 brasileiros, resultando em 9.338.554 indivíduos, ou seja, mais do que dobrou o número de brasileiros com mais de 65 anos. Certo, alguns dirão que muitos destes indivíduos não têm um grande potencial de consumo. Contraponho à nova tendência crescente por parte das empresas em atender aos consumidores de baixa renda. Uma das maiores novidades é do Banco Real, que irá abrir pequenas agências em favelas cariocas, numa iniciativa inédita.
      Ainda dentro do primeiro aspecto, ressalto que se o Brasil é um país com uma distribuição etária classificada como jovem, o mesmo não se pode dizer dos países europeus.
      Resumindo o primeiro aspecto: é completamente suicida a idéia de ignorar os consumidores com idades acima de 50 ou 60 anos, uma vez que o número de pessoas que ingressa nesta faixa etária é muito grande e consumidor, com certeza.
       O segundo aspecto é que, por estar grande parte dos profissionais de marketing na faixa dos 30 anos, fazem propaganda voltada para esta faixa etária. Isto, então, é dos maiores absurdos. Pois justamente o que se demanda de um profissional de marketing (e não só dos publicitários) é justamente que eles possam se "colocar no lugar do outro" (o público-alvo), tornando as ofertas de produtos e serviços altamente atrativas para este público.
      São dois aspectos, ou equívocos, inaceitáveis. Tomara que a divulgação da pesquisa do Datamonitor e esta coluna sirvam para o pessoal parar e pensar.
( [email protected])

Comentários