Na dúvida, invista sempre em comunicação

Por Grazi Araujo

Relacionamento, insight, foco, visão do macro e do micro, opinião. Empatia, parceria, energia, alinhamento, agilidade. Senso de humor, bom texto, rapidez de raciocínio e de ação. Comecei a pensar em palavras que definem bons profissionais - de comunicação em especial - e pontuei algumas como premissas. Já perdi as contas de quantas vezes falei ainda que de nada adianta o esforço sem paixão, sem acreditar no que se comunica.

O profissional que se dedica à comunicação é isso aí tudo sim. Somos multi. Tarefas, competências, disposições. Dia desses ouvi um colega dizer que somos 100% comunicação e vários % outras coisas mais. Porque é preciso ser cada vez mais completo, interativo, intuitivo. A velocidade dos fatos exige a presença em diferentes canais. A dinamicidade de pautas faz com que o trânsito seja cada vez mais compartilhado - ao invés de dividido - em diferentes editorias.

Tem um desafio que me motiva que é o de misturar. Isso mesmo. Gosto de ler política na economia, educação na cultura, coisa séria com entretenimento. O lance é informar com seriedade e ética. Os diferentes canais nos dão infinitas possibilidades de interação e de linguagem. Para que tudo isso traga resultados, construa imagem, posicionamento e opinião, é necessário investimento, confiança e sinergia.

Autor
Grazielle Corrêa de Araujo é formada em Jornalismo, pela Unisinos, tem MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político, na Estácio de Sá, pós-graduação em Marketing de Serviços, pela ESPM, e MBA em Propaganda, Marketing e Comunicação Integrada, pela Cândido Mendes. Atualmente orienta a comunicação da bancada municipal do Novo na Câmara dos Vereadores, assessorando os vereadores Felipe Camozzato e Mari Pimentel, além de atuar na redação da Casa. Também responde pela Comunicação Social da Sociedade de Cardiologia do RS (Socergs) e da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV). Nos últimos dois anos, esteve à frente da Comunicação Social na Casa Civil do Rio Grande do Sul. Tem o site www.graziaraujo.com

Comentários