O clima e a vida

Nestes últimos dias, vivemos um clima maluco em Porto Alegre: fomos de um frio intenso (e bem intenso, por alguns dias) a um calor …

Nestes últimos dias, vivemos um clima maluco em Porto Alegre: fomos de um frio intenso (e bem intenso, por alguns dias) a um calor de quase 30 graus (obs: estamos no inverno). E a previsão é de que este calor permaneça por mais alguns dias e (talvez) depois retorne o frio. Fala-se muito de que antes as estações eram bem definidas, inverno era inverno, outono era outono. Os meteorologistas protestam: sempre houve esta mistura e, para comprovar, trazem séries estatísticas(contra números, não há contestação). Mas não adianta: as pessoas não se convencem e seguem dizendo que está tudo virado, tudo misturado. Como diria Zygmunt Bauman, tudo líquido.
Sim, porque o clima estar meio doido só reflete o andamento de grande parte das vidas dos seres humanos: ora estável, ora instável, ora por cima, ora por baixo, ora com certezas, ora repleta de incertezas. Igualmente ao clima, antes o que era absolutamente certo, não é mais. Um exemplo: antes os shoppings não existiam. Hoje, avolumam-se em número, área construída e quantidade de lojas. Portanto, as lojas que havia, eram de rua. O primeiro "shopping center" de Porto Alegre foi o Centro Comercial João Pessoa, que foi para a época uma revolução.
Depois, vieram outros shoppings, mais característicos: o primeiro deles (fora o Centro Comercial João Pessoa) foi o Shopping Iguatemi. E se só havia lojas de rua, muitas delas migraram para (ou também para) os shoppings. Porque (outra mudança na realidade) neles se encontrava segurança, climatização, estacionamento, alimentação, enfim, um universo de possibilidades.
Sim, aí você está pensando: mas a vida para de mudar em algum momento. Em algumas áreas ela realmente para, mas não foi o caso dos shopping centers: como as pessoas passaram a se refugiar dentro deles (seja pela segurança, pelo clima, pela comodidade), estes identificaram oportunidades e criaram alternativas de serviços e lazer. E certamente se esta coluna for lida daqui a 5 ou 10 anos eles estarão diferentes.
Ok, você está dizendo, então queres me dizer que não há coisas certas na vida? Claro que há. Uma gestação, por exemplo, leva nove meses para ser concluída. Investimento em educação sempre é proveitoso. Porém, no âmbito profissional, se antes as pessoas passavam uma vida inteira trabalhando em uma única organização, hoje não é bem assim. Há as que passam muitos anos numa mesma empresa (tratei deste tema em minha coluna anterior), realmente, mas há as que migram com periodicidade relativamente curta de uma para outra empresa.
Portanto, a questão do "líquido" que aborda Bauman é justamente este universo que pode estar em um lugar e escorrer para outro, atualmente. Se você for apto, preparado e muito ligado, não deixará escorrer entre seus dedos.
DICAS DO GUION
Das certezas da vida, podemos incluir a qualidade dos filmes do Guion: sempre superiores. Além, é claro, de seu ambiente altamente convidativo, quer no inverno, quer no verão (pois ele é climatizado). Com aquele indefectível café para antes ou depois (ou melhor, antes e depois) do filme e suas delícias (salgadas e doces). Quer só conhecer? Então vá ver as suas inúmeras obras de arte expostas, os livros selecionados e os CDs importados de altíssima qualidade. Você vai ficar por lá! Mas vamos às dicas:
PRÉ-ESTREIA
SHIVÁ UMA SEMANA E UM DIA (Drama-Comédia, Israel, 95 min, direção de Asaph Polonsky) - sáb-26ago-22h50
ESTREIAS
BYE BYE ALEMANHA (Comédia, Luxemburgo-Belgica-Alemanha, 102 min, direção de Sam Garbarski)
JOÃO, O MAESTRO (Biografia-Drama, Brasil, 117 min, direção de Mauro Lima)
EM CARTAZ
E seguem em cartaz os igualmente qualificadíssimos OS MENINOS QUE ENGANAVAM NAZISTAS, MONSIEUR & MADAME ADELMAN, O FILME DA MINHA VIDA, AFTERIMAGE e EVA NÃO DORME. Muita, mas muita coisa boa! Conheça mais em www.guion.com.br. Vá e me conte!

Comentários