O que o eleitor deseja para as eleições municipais de 2024?

Por Elis Radmann

Os eleitores das diferentes cidades do RS em que o IPO - Instituto Pesquisas de Opinião vem pesquisando, são categóricos: se o governo está indo bem, o governo fica! Caso contrário, estará aberta a temporada da mudança!

A expectativa com as eleições municipais de 2024 não é muito alta, a maioria dos eleitores reclama das "figurinhas repetidas" que pretendem concorrer ao pleito e da falta de experiência dos novos nomes que se aventuram.

Os problemas que continuam a afligir a população são os clássicos: saúde, cuidado com a zeladoria, segurança e educação.

Quando o tema é saúde, o que mais incomoda a população é a demora, a dificuldade de acesso a exames, especialistas e cirurgias. Querem um Prefeito que garanta a agilidade do sistema de saúde, que "faça as coisas andarem". Quem está no cargo, e quer ir à reeleição ou fazer o sucessor, vai argumentar que estas demandas especializadas são de média complexidade e de responsabilidade do governo do Estado. Quem quer a caneta de Prefeito, poderá dizer que vai fazer mutirões para diminuir as filas de espera em áreas como oftalmologia, traumatologia ou até mesmo relacionadas a cirurgias eletivas.

Como a paciência do eleitor está menor do que outrora, ele tende a ouvir e dar um voto de confiança a quem mostrar que tem solução para os problemas crônicos, e a saúde será o carro chefe da eleição de 2024.

A infraestrutura também é um gargalo da maior parte dos municípios. Quem recebeu pavimentação na frente de casa está feliz, quem vive no meio dos buracos quer "parar de comer poeira e amassar barro". O mesmo vale para iluminação de led, quem já foi contemplado reconhece a importância e quem está às escuras, não quer nem ver a propaganda. O cuidado com os bairros será um grande tema, principalmente das cidades de médio e grande porte.

Os eleitores querem que o próximo Prefeito tenha a capacidade de ser um zelador da cidade, de cuidar da manutenção, fazer revitalizações e qualificações necessárias, tendo a capacidade de ampliar as áreas de lazer e espaços para atividades esportivas, que é o novo sonho de consumo da população.

A segurança continua sendo um tema de atenção, os eleitores desejam que o próximo Prefeito tenha maior capacidade preventiva, tendo uma visão de 360º da cidade, utilizando a tecnologia e a inteligência como ferramentas das forças policiais do município. Quando falam de segurança, o trânsito também entra no debate, os entrevistados se preocupam com a fluidez de vias cada vez mais movimentadas.

O desejo de melhorias na área da educação chega acompanhado do entendimento de que há sequelas da pandemia. As famílias já têm clareza de que as crianças e os adolescentes estão com lacunas no aprendizado e desejam que o próximo gestor tenha a capacidade de equalizar o problema, mesmo que seja com educação em turno integral.

Na maioria dos municípios, a próxima eleição será mais propositiva do que ideológica. O que está em jogo é a capacidade de um candidato ter um bom plano de governo, acompanhado de um bom time para executá-lo.

Autor
Elis Radmann é cientista social e política. Fundou o IPO - Instituto Pesquisas de Opinião em 1996 e tem a ciência como vocação e formação. Socióloga (MTB 721), obteve o Bacharel em Ciências Sociais na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e tem especialização em Ciência Política pela mesma instituição. Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Elis é conselheira da Associação Brasileira de Pesquisadores de Mercado, Opinião e Mídia (ASBPM) e Conselheira de Desburocratização e Empreendedorismo no Governo do Rio Grande do Sul. Coordenou a execução da pesquisa EPICOVID-19 no Estado. Tem coluna publicada semanalmente em vários portais de notícias e jornais do RS. E-mail para contato: [email protected]

Comentários