Quantas são as <i>blue notes</i> das nossas vidas?

*Esta coluna está inspirada na crônica de Luis Fernando Veríssimo sobre blue notes, a quem agradeço a inspiração e o envio de seu material …

*Esta coluna está inspirada na crônica de Luis Fernando Veríssimo sobre blue notes, a quem agradeço a inspiração e o envio de seu material original, que pode ser acessada clicando aqui.
Blue notes são as notas musicais que os escravos negros americanos obtinham tentando imitar a música dos brancos. Surgiram de um erro, na verdade. Ou, melhor ainda, de uma impossibilidade de os escravos fazerem a mesma música dos brancos. Eles tentavam e não conseguiam imitar. Estas notas musicais "erradas" eram chamadas blues notes. Das canções com as blues notes nasceu o Blues, um dos mais incríveis, profundos e densos gêneros musicais que já surgiram.
E quantas são as blues notes das nossas vidas? Do erro, nasce o acerto. Da impossibilidade, a criação. Na realidade, foi uma adaptação, uma leitura diferenciada, que decorreu de uma dificuldade.
Em muitos momentos da vida, ficamos diante de dificuldades intransponíveis. Temos duas alternativas. Jogar o teclado de nossas vidas fora (pensando em termos musicais), dando o jogo por perdido, ou criar as nossas blues notes.
A arte é pródiga em exemplos de criações maravilhosas surgidas da dor e da dificuldade. Mas não é só na arte que as blues notes acontecem e podem acontecer. Blues notes podem ser uma fillosofia de vida. Ao invés de jogar a toalha, blues notes.
No árido dia-a-dia das empresas, deparamo-nos com inúmeras dificuldades, muitas inclusive surgidas de forma abrupta. Como enfrentá-las? Se não formos hábeis e equilibrados, acabaremos criando uma gastrite. Mas, em marketing, mais do que em qualquer outra área, é necessário termos o espírito negro (a black soul) das blues notes.
Transformar problemas em oportunidades, como já disseram tantos teóricos. Fazer da fraqueza uma força. Transformar o tédio em melodia. Exercitar a grande virtude que faz de nós, humanos, criaturas incríveis.
Seu chefe não lhe valoriza? Lhe pediram um relatório minucioso às 18h para amanhã às 8h? O concorrente lançou um produto imbatível e maravilhoso? Vista a sua melhor black soul. Sente-se, respire, concentre-se. Ou pire, cante alto, ria. Mas pegue a matéria-prima que tem em mãos e a transforme. No melhor possível. Pode ser que você não consiga criar um blues da vida, mas terá transformado um problema em algo incrível. É só teclar nas teclas e ouvir as blues notes que você tem lá dentro.
Dicas de livros

Bookman
Marketing e Patrocínio Esportivo, de Wesley Cardia. Para resumir, posso dizer que se trata de um livro excelente e diferenciado, por dois motivos: 1) é único, pois nenhum livro trata com tamanha propriedade e riqueza de exemplos o assunto de patrocínio esportivo. 2) porque o Wesley agrega à argumentação teórica contida no livro sua incrível experiência como presidente da ISL Brasil(a saber, era a maior agência de marketing esportivo do mundo e tinha entre seus clientes nada menos do que a poderosa Fifa), diretor de marketing do Clube dos 13, de Grêmio e Internacional. É a pessoa com mais experiência que conheço nesteassunto. Além disto, o livro está escrito em linguagem leve, o que torna sua leitura acessível e agradável, mesmo àqueles que são novos no tema. Tive o prazer e a honra de colaborar com o livro e recomendo a todos, sem medo de errar.
[email protected]

Comentários