"O impresso está em coma e não vai acordar"

Afirmação é de Marcelo Träsel, um dos palestrantes do Social Media Day desta noite

Logo mais às 20h, cerca de 200 comunicadores reúnem-se no Social Media Day para discutir as tendências do setor. Nesta edição, que acontece no Porão do Beco (Avenida Independência, 936) participam três jornalistas, entre eles Marcelo Träsel, coordenador do curso de pós-graduação em Comunicação Digital da Famecos.Träsel vai falar sobre as perspectivas para o jornalismo "neste momento em que o impresso começa a perder fôlego". Em sua visão, a mudança do impresso para o digital será inevitável. "O impresso está em coma e não vai acordar", enfatiza. O saldo final, segundo Trasël, será positivo e poderá facilitar o crescimento no número de veículos de comunicação.
Bárbara Nickel, editora de Mídias Sociais de zerohora.com, também apresentará suas ideias. A jornalista vai discorrer sobre como as mídias sociais estão mudando a maneira de produzir notícias. Ela cita como exemplo o twitter sobre o trânsito da Zero Hora. "As pessoas vão postando as informações ali e aquilo se torna o próprio produto", diz. A mudança, segundo Bárbara, coloca o fazer jornalismo numa situação mais sujeita a riscos, ao mesmo tempo em que enriquece o trabalho.
Por fim, os convidados prestigiam Ana Brambilla, editora de Mídias Sociais do portal Terra, que vai apresentar sua experiência com as mídias sociais. Para Ana, o chamado 'jornalismo cidadão', com a participação dos leitores, está sendo feito nas mídias sociais. Ela ressalta que atualmente no Terra existe um grupo de 10 pessoas monitorando tudo o que está sendo dito nas mídias sociais. Ana apresentará os resultados do trabalho feito durante a Copa do Mundo e o que ainda está em andamento com a cobertura das eleições.
O Social Media Day, que está em sua terceira edição, acontece todas as últimas terças-feiras do mês. A realização é da Babushka Brand Entertainment e da Bmob, com apoio do Beco 203 e da rádio web Putzgrila. Interessados podem acompanhar e enviar perguntas pelo  twitter  e pelo facebook do evento. A rádio web Putzgrila também fará cobertura.

Comentários