11 PROJETOS NA DISPUTA POR PRÊMIO DE CINEMA

Dos 20 projetos inscritos no III Prêmio RGE/Governo RS de Cinema, 11 foram homologados pela Comissão de Acompanhamento do Concurso, que reuniu representantes da …

Dos 20 projetos inscritos no III Prêmio RGE/Governo RS de Cinema, 11 foram homologados pela Comissão de Acompanhamento do Concurso, que reuniu representantes da Fundacine, RGE (Rio Grande Energia) e Governo do Estado, e o auditor José Benedicto Ledur. A comissão julgadora dos projetos se reunirá no mês que vem e é formada por representantes de sete entidades gaúchas. São eles: o diretor-documentarista Wladimir Carvalho, pela Fundacine; o ator Milton Gonçalves, pela APTC; Gilberto Baum, do Conselho Estadual de Cultura; o diretor Lucas Amberg, pela SIAV; a distribuidora Cristiana Lavigne, pelo Sindicato da Empresas Exibidoras do RS; a produtora Assunção Hernandez, pela Secretaria Estadual de Cultura; e o cineasta paulista Marcos de Brito, pela RGE. O anúncio dos três projetos vencedores está previsto para a segunda quinzena de fevereiro.
Nesta terceira edição, o prêmio oferece o maior incentivo já concedido na história do setor audiovisual nacional (R$ 1,5 milhão concedido pela RGE). Destacam-se entre os principais critérios de seleção: orçamento detalhado total até a primeira cópia do filme não poderá exceder a R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais); e as cenas dos filmes deverão ser realizadas, em equivalência ao valor do Prêmio, no território do Rio Grande do Sul. Pela primeira vez, o concurso contou com a participação de um auditor independente durante a habilitação dos projetos.

Comentários