A Economia Criativa gera renda e empregos

Afirmação foi de Edna Santos na primeira palestra de hoje da Semana ARP da Comunicação

O terceiro dia da Semana ARP da Comunicação se iniciou com uma palestra ministrada pela economista Edna Santos, da UNCTAD (United Nations Conference on Trade and Development), que vive há mais de 15 anos em Genebra, na Suíça. No painel 'Mídia e Propaganda: Impulsionando a economia criativa na era do conhecimento e da conectividade', a palestrante defendeu o conceito de Economia Criativa e revelou que "o setor gera renda e empregos, estimula a inclusão social, a diversidade cultural e o desenvolvimento humano".
Edna apresentou para cerca de 80 pessoas os conceitos que envolvem a área, afirmando que, na Economia Criativa, a visão deve ser de fora para dentro. "É necessário que se tenha políticas multidisciplinares, transversais e ações interministeriais", enfatizou, lembrando que o governo brasileiro já entende a importância do setor, tanto que criou uma Secretaria de Economia Criativa, no âmbito do Ministério da Cultura. Ao apresentar o cenário internacional, a economista destacou que, com a crise mundial de 2008, o quadro de diversos países mudou. Segundo ela, foi dois anos depois que aconteceu o início da retomada, quando a economia mundial teve alta de 3,5%, encadeada pelo crescimento dos países emergentes.
Conforme a palestrante, vivemos num mundo dominado pelas imagens, pelos sons e pelos símbolos, e estes aspectos têm influência em nosso dia a dia. "Através da criatividade e do acesso à informação, estamos, cada vez mais, na era do conhecimento." Edna também reforçou a importância de investir no capital intelectual, pois este é um fundo inesgotável. A economista chamou a atenção para um dado que considera extremamente relevante: "O setor criativo cresce quatro vezes mais rápido do que o industrial". Por outro lado, fez um alerta: "Apesar da abundância de talentos criativos, a maioria dos países, incluindo o Brasil, tem potencial subutilizado".
A programação será seguida com Ulisses Zamboni, sócio, presidente e diretor de planejamento da agência Santa Clara, que ministrará a palestra 'Substitua Comunicação por Conversão'.
Todas as movimentações da Semana ARP estão sendo acompanhadas, em tempo real, por Coletiva.net. A cobertura especial tem o patrocínio do Grupo RBS, da Procempa e da Associação de Diários do Interior do Rio Grande do Sul (ADI-RS). Ainda nesta quarta-feira, o portal transmitirá ao vivo o Salão da Comunicação, onde serão conhecidos os melhores cases do mercado gaúcho.
Imagem

Comentários