Abracom Sul discute a relevância das mídias sociais

Encontro, realizado nesta sexta-feira, reuniu assessores de imprensa, publicitários e profissionais de veículos

O quarto encontro promovido pela Associação Brasileira das Agências de Comunicação da Região Sul (Abracom -Sul) reuniu especialistas para discutir os benefícios do Jornalismo Online para a Cominicação Corporativa.  Realizado na manhã desta sexta-feira, 16, no auditório da Faculdade Decision/FGV, o evento reuniu assessores de imprensa, publicitários e profissionais de veículos.
Como convidados estavam a coordenadora de produto internet do Grupo RBS, Cássia Zanon; a professora da Famecos Silvana Sandini; e o coordenador do Portal Amanhã, Ricardo Lacerda. Para Cássia, os últimos seis meses tiveram uma mudança cultural muito forte na internet. "Hoje em dia, não é aceitável que um comunicador não saiba o que é o Twitter", comentou.
Pesquisadora na área da comunicação e web, a professora Silvana conta que a tecnologia para criar certas ferramentas já existia anos atrás na web 1.0, porém sem a capacidade de uso da mesma, principalmente em termos de conexão. "Ainda hoje, nós não temos nem metade das pessoas com acesso e já temos toda essa produção, imagina quando todos tivermos. Será que estamos preparados?", indagou Silvana. Segundo ela, para assumir o controle das redes sociais de uma empresa é preciso investir em um profissional que tenha um ótimo português e esteja sempre ligado nos avanços tecnológicos, qualificações que o tornam caro no mercado.
No portal da Revista Amanhã, quem coordena a área de publicações e inserção da revista nas redes sociais é o jornalista Ricardo Lacerda. "Quando a revista entrou na web, o site era apenas a reprodução das matérias da versão impressa, que permaneciam durante todo mês lá. Em maio reformulamos nosso portal, facilitando a leitura e, assim, aumentando o número de acesso", comenta Lacerda. Além disso, a revista Amanhã sempre apostou na newsletter, que hoje conta com 38 mil assinantes.
Com base na grande participação do público presente no debate que se estabeleceu, a Abracom Sul pretende promover, nos próximos meses, uma continuação do encontro. A iniciativa faz parte de um programa iniciado em 2009 com o objetivo de contribuir para a profissionalização dos assessores de imprensa.

Comentários