Aceg instaura processo para destituição do presidente

Com as contas reprovadas, Haroldo Santos tem 20 dias para formular defesa em nova assembleia

Em segunda sessão realizada na última sexta-feira, 11, a assembleia geral extraordinária da Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg) determinou a instauração de processo administrativo para destituição do presidente Haroldo Santos. A decisão ocorreu após a consulta a constitucionalistas e a reinterpretação dos votos apresentados na reunião de 1º de abril. Descartadas as 42 abstenções, o parecer do Conselho Fiscal, pela reprovação das contas da entidade, foi considerado acatado por 20 associados e rejeitado por apenas um. O segundo item da pauta, a abertura do processo de afastamento, foi aprovado por 11 votos a 2. Dessa forma, Haroldo tem 20 dias, a contar desta segunda-feira, 14, para juntar provas e formular defesa para apreciação dos associados em nova assembleia.
Na reunião de sexta-feira, Haroldo foi representado pelo advogado Homero Rasbold, que defendeu a inviabilidade da assembleia, sob a alegação de que a mesa diretora não teria sido eleita conforme o estatuto da entidade. No entanto, a assembleia foi considerada legítima. Um pouco antes, uma nota fora divulgada no site da Aceg, informando que a reunião havia sido suspensa até a apuração de processo aberto por Haroldo junto ao Ministério Público, com relação a cheques da entidade, que teriam sido adulterados. Conforme o presidente do Conselho Fiscal, José Aldo Pinheiro, a assembleia foi mantida pelo fato de os valores referentes aos cheques não refletirem no resultado do parecer, que avaliou o montante que circulou na conta-corrrente da entidade (publicidade, aluguel de imóvel e confecção de carteiras).
Para que a assembleia fosse realizada, ainda foi necessário apresentar uma nova composição da mesa. Isso porque, ao chegar à sede da entidade, o secretário de comunicação de Porto Alegre, Flávio Dutra, que presidira a mesa diretora na primeira sessão da assembleia, foi informado de que o encontro não ocorreria e deixou o local para uma reunião com o prefeito José Fortunati. Com isso, José Alberto Andrade assumiu o posto de Flávio e Marco Antonio Schuster passou a compor a mesa.

Leia também em Coletiva.net:
Conselho da Aceg retomará assembleia de prestação de contas
Rafael Copetti declara oposição à diretoria da Aceg
Após assembleia, Haroldo permanece à frente da Aceg
Crise levanta suspeitas sobre atividades da Aceg

Comentários