Agert lança oficialmente Relatório Social de 2015

Evento foi realizado no Palácio Piratini na manhã desta quarta-feira e contou com a presença de autoridades e imprensa

Na manhã desta quarta-feira, a Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert) lançou oficialmente o Relatório Social. Na sua 12ª edição, o material contou com a participação de 261 emissoras e cerca de R$ 124.997.503,85 em mídia doada para a divulgação de ações sociais. O evento, que se realizou na manhã desta quarta-feira, 3, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, contou com a presença de autoridades, comunicadores e imprensa.
Na abertura do encontro, o presidente da Agert, Roberto Cervo Melão, ressaltou que o tema do relatório deste ano - "Mudanças climáticas - o papel social das emissoras na prevenção de intempéries" - vem ao encontro dos acontecimentos climáticos do País e do Estado. "Trazemos uma matéria especial sobre as mudanças climáticas e suas consequências, que revela o importante papel de responsabilidade social e solidária das empresas de comunicação na cobertura destes fatos", disse.
Após, a coordenadora do projeto, Myrna Proença, fez a apresentação do relatório para todos os presentes e reforçou a importância do material. "Em tempos como os de hoje, divulgar as boas práticas e os bons exemplos é urgente e necessário", falou. Myrna ainda prestou uma homenagem ao radialista e vice-presidente da Agert, Pedro de Farias, que faleceu na última segunda-feira, 1º. Ao Coletiva.net, a coordenadora informou que o diferencial do relatório é a forte participação das emissoras do Interior. "É a demonstração do comprometimento com a comunidade", afirmou.
Em entrevista ao portal, Melão disse que essa é uma maneira de a comunidade conhecer mais sobre o trabalho das emissoras de rádios e televisão. "No dia a dia, os veículos não dizem que o trabalho é gratuito, mas ele tem esse cunho colaborativo. E o relatório se apresenta como uma forma de dar conhecimento sobre esse trabalho social que é feito pelas emissoras", explicou.
Presente no evento, o coordenador de Comunicação do Governo do Estado, Cléber Benvegnú, saudou e parabenizou a iniciativa e enfatizou que o relatório reforça a função social dos comunicadores. Ao final, o governador José Ivo Sartori destacou que ações sociais deveriam ser uma prática na vida de toda a sociedade. "Nenhum poder público vai conseguir dirimir as divergências se não tiver envolvimento da sociedade nas questões de solidariedade e voluntariado", disse, e acrescentou que a Agert mostra que tem visão de futuro e deve ser exemplo para outras entidades. "Todos nós devemos cuidar das nossas comunidades. A Agert está mostrando isso e dando exemplo", concluiu.
Também participaram do evento representantes de emissoras do Interior associadas à entidade, o vice-presidente da TV Pampa, Paulo Sérgio Pinto; o gerente regional do SBT, Luis Cruz; a presidente da Assembleia Legislativa, Silvana Covatti; o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, entre outras autoridades.

Comentários