Aplicativo do Procon contabiliza mais de mil reclamações

Principais queixas foram sobre telefonia e TV por assinatura

Ferramenta auxilia na defesa do consumidor
O Procon Porto Alegre comemorou esta semana um índice atingido pela ferramenta Procon APP, lançada há 100 dias. Das 4.599 reclamações protocoladas no Atendimento Eletrônico do Procon Porto Alegre neste período, 1.055 foram registradas por meio do aplicativo, que agiliza a realização de denúncias e reclamações. Disponível para as plataformas IOS e Android, o software permite o registro de irregularidades e abusos em qualquer momento e em qualquer lugar.
Além de realizar a denúncia ou reclamação pelo telefone celular, o APP possibilita pautar as ações da equipe de fiscalização do órgão na apuração das denúncias, o que auxilia na rotina do setor. Os segmentos com mais queixas enviadas pelo software foram telefonia, TV por assinatura e produtos. É possível conferir na ferramenta o ranking de empresas mais reclamadas no Procon Porto Alegre, a localização da unidade móvel do Procon na cidade, uma listagem de dicas e dúvidas recorrentes, além do endereço de contato com o órgão.
Para utilizá-lo, o consumidor deverá baixar gratuitamente o aplicativo no celular ou tablet. Feito isso, deverá preencher um formulário que permite inserir imagens e enviar a mensagem por meio da validação do CPF. Depois da mensagem emitida com sucesso, o Procon entra em contato com o consumidor no prazo de até dez dias.
"Ao longo destes mais de três meses de execução da ferramenta, verificamos que o cidadão tem utilizado o aplicativo não somente para enviar suas reclamações, mas principalmente para se informar, tirar dúvidas e, então, encaminhar suas demandas ao Procon através do APP, do site por meio do Atendimento Eletrônico e do comparecimento na sede do órgão", explicou o diretor-executivo do Procon Porto Alegre, Cauê Vieira.

Comentários